A Rocket Lab lançou seu primeiro satélite operacional com projeto e construção conduzidos pela própria empresa, o First Light – primeira espaçonave da família de satélites configuráveis ​​Photon.

O satélite fez parte, de maneira até então secreta, do lançamento mais recente da Rocket Lab, realizado no último dia 31 de agosto. O foguete Electron decolou do local de lançamento principal da empresa na Nova Zelândia, lançando um único satélite para a Capella Space. Mas assim que a “encomenda” do cliente se separou do foguete, parte do Electron que na verdade era o First Light permaneceu em órbita ao redor da Terra.

publicidade

O lançamento serviu como uma demonstração dos recursos de gerenciamento de energia, controle térmico e controle de atitude. Ao testar esses sistemas por um longo período em órbita, a Rocket Lab utilizará o satélite como “garoto-propaganda” dos seus serviços para futuras missões de satélite Photon planejadas para a órbita baixa da Terra, Lua e Vênus.

publicidade

“Esta ação marcou a primeira demonstração em órbita do satélite Photon do Rocket Lab como uma espaçonave ‘dois em um’: primeiro, usando-o para completar sua função de veículo de lançamento convencional para implantar satélites de clientes e, em seguida, fazer a transição para um satélite para continuar uma missão autônoma”, afirmou a empresa em comunicado oficial.

A ideia por trás do Photon é que ele pode ser personalizado pelos clientes da Rocket Lab, sem que eles precisem projetar seus próprios satélites. “Estamos realmente tentando reduzir a barreira aqui para colocar a inovação em órbita rapidamente”, afirma o CEO da empresa, Pete Beck. Uma versão modificada do Photon foi contratada pela Nasa para ser usada na Lua, num contrato de US$ 10 milhões.

publicidade

Via: The Verge/Space.com