O aplicativo de streaming pirata TVZion foi intimado a interromper suas atividades, remover seus perfis em redes sociais e transferir o domínio de acesso ao site para os “titulares dos direitos autorais”. A notificação judicial partiu da Alliance for Creativity and Entertainment (ACE), uma coalizão antipirataria que defende os interesses das maiores empresas de entretenimento do mundo. 

O TVZion é um aplicativo gratuito para Android que possui um vasto catálogo de filmes, séries e programas de televisão hospedados originalmente em plataformas externas, como o Prime Video e a Netflix. Ele é semelhante ao Popcorn Time, que também permite o consumo de conteúdo sob demanda sem assinatura.

Documentos obtidos pelo site Torrent Freak mostram que os proprietários do aplicativo têm dez dias para executar todas as medidas ordenadas pela ACE. A intimação é do tipo “cessar e desistir”, que sugere aos destinatários que cessem as atividades de forma voluntária para não enfrentarem problemas maiores na Justiça.

Passado o prazo, os sites pertencentes ao TVZion devem passar a exibir nada além da mensagem padrão da ACE, que avisa aos visitantes que os domínios foram encerrados.

publicidade

Reprodução

Interface do TVZion. Imagem: captura de tela

No Reddit, o principal desenvolvedor do aplicativo afirmou não ter conhecimento da notificação, mas reconheceu que alguns membros da equipe começaram a “desaparecer” misteriosamente, alegando problemas pessoais.

“Os moderadores disseram que gostavam de manter os grupos, mas que recentemente mudaram de ideia e, por razões pessoais, não querem mais fazer parte do time”, escreveu ele. “Estou tão surpreso quanto vocês, mas é possível que eles estejam simplesmente esgotados, visto que todos trabalhavam muito”.

Embora o proprietário do aplicativo afirme ter acreditado nas justificativas da equipe, é evidente que o motivo por trás das supostas desistências é que o site foi ordenado a encerrar suas atividades. Outro indício que aponta nessa direção é que os perfis da plataforma já começaram a desaparecer das redes sociais.

Mesmo assim, o desenvolvedor deu a entender que o TVZion continuará funcionando, ainda que a equipe seja reduzida. Até o fim da tarde desta sexta-feira (4), os sites pertencentes ao aplicativo continuam no ar.

Via: Torrent Freak