O Mercado Pago é um serviço de carteira digital do Mercado Livre disponível tanto no computador quanto em ceO Mercado Pago é um serviço de carteira digital do Mercado Livre disponível tanto no computador quanto em celulares Android e iPhones. Com ele, é possível tanto efetuar pagamentos em compras online ou físicas, como também gerenciar transações relacionadas aos e-commerces que usam a plataforma de vendas online.

O Olhar Digital preparou um artigo especial explicando tudo sobre a carteira digital do Mercado Livre. Confira abaixo como funciona o Mercado Pago, como usá-lo para receber pagamentos em seu e-commerce, como realizar transações pelo aplicativo e muito mais.

publicidade

O que é o Mercado Pago?

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre que permite enviar e receber pagamentos pela internet, seja no computador ou em aplicativos para Android e iPhone. Além de funcionar também como um ‘banco’ que guarda os ganhos de vendas realizadas por lojistas que atuam no Mercado Livre, o serviço também oferece descontos em diversas lojas e restaurantes físicos, além de possibilitar o pagamento e transações financeiras pelo Pix.

Quem já fez alguma transação no Mercado Livre, possivelmente o fez pela carteira digital, até mesmo sem perceber. Quando se efetua uma compra por cartão de crédito, por exemplo, o Mercado Pago atua como intermediador do pagamento. Desta forma, a compra deve trazer os seguintes identificadores ‘MERCPAGO’ ou ‘MERCPAG’ na fatura do cartão de crédito.

Como funciona o Mercado Pago?

Dentro do universo dos pagamentos online, o Mercado Pago funciona como uma subadquirente. O que é isso? Bem, adquirentes são empresas que fazem a comunicação entre os dados do comprador, a bandeira do cartão e o banco. Subadquirentes são intermediários nessa história: no caso do Mercado Pago, trata-se de uma plataforma que faz o meio-de-campo entre adquirentes, bandeira do cartão e banco.

Com isso, a vida do comprador e do vendedor são facilitadas: o serviço cuida de todos os processos para garantir que o dinheiro saia de um lugar e vá até outro em segurança, sem causar qualquer prejuízo para as partes envolvidas.

Mercado Pago: principais recursos
Algumas das funcionalidades oferecidas pelo app do Mercado Pago. Imagem: Reprodução/Mercado Pago

Os recursos do Mercado Pago são exclusivos do Mercado Livre?

Não: o Mercado Pago não é exclusivo para uso dentro do Mercado Livre, embora seja a principal forma de realizar pagamentos no marketplace e conte com uma série de recursos para facilitar a vida dos lojistas que usam a plataforma. Ele funciona também em outros lugares: através do aplicativo e das maquininhas de cartão, o serviço de carteira digital também pode ser aproveitado por outras lojas online e até por estabelecimentos físicos.

Quem vende produtos e serviços por redes sociais e aplicativos como WhatsApp, por exemplo, pode usar o Mercado Pago para receber os pagamentos dos clientes.

Além disso, estabelecimentos físicos também podem usar a maquininha de cartão de crédito e débito Point, oferecida pelo Mercado Pago, ou então pagamentos via código QR dentro do aplicativo. Confira mais informações sobre esses recursos adiante.

As principais funcionalidades ofertadas pelo Mercado Pago

O Mercado Pago não é só uma carteira digital. O serviço conta com uma série de recursos para beneficiar tanto vendedores que aceitem pagamentos pela plataforma, como também facilidades para quem vai fazer compras com a carteira digital. Entre as principais funcionalidades estão:

  • Carteira digital: é como uma conta em banco, você deixa seu dinheiro depositado e pode usá-lo para realizar pagamentos imediatamente, além de poder usar cartão de crédito ou débito para as negociações;
  • Aplicação financeira: em vez de simplesmente deixar o dinheiro parado na conta, ele pode ser aplicado com rendimento de 100% da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • QR Code: leitura de códigos pela câmera do celular para realizar pagamentos. O recurso permite que estabelecimentos físicos aceitem transações via Mercado Pago
  • Link de pagamento: gera e envia um link para algum contato, seja via redes sociais, SMS, e-mail ou WhatsApp, permitindo a realização de um pagamento de uma compra;
  • Mercado Crédito: empréstimo 100% online para ajudar lojistas a ampliarem os negócios. As taxas, de acordo com o serviço, são “justas” e “cabem no bolso”;
  • Point: uma maquininha para receber pagamentos via cartão de crédito ou débito, sendo mais uma possibilidade de lojas físicas usarem o serviço.
  • Envio de dinheiro: uma maneira simples e rápida de transferir quantias para seus amigos sem custos adicionais;
  • Vendas e compras parceladas: as negociações feitas pelo Mercado Pago podem ser divididas em parcelas para facilitar o pagamento; isso vale inclusive para o pagamento de boletos.

As vantagens deste serviço

Para empresas

Além da facilidade de ter um serviço de pagamentos integrado ao Mercado Livre, o Mercado Pago também pode ser benéfico para e-commerces de outras maneiras, principalmente considerando o leque de funcionalidades e facilidades ofertadas pela plataforma.

Para quem vende, seja online ou offline, o Mercado Pago oferece uma plataforma única para recebimento de pagamentos, permitindo aos vendedores inclusive escolher quando vão receber o dinheiro das vendas.

Caso você prefira que o dinheiro seja depositado na sua conta no mesmo dia em que o pagamento é efetuado, é necessário o pagamento de uma taxa de 4,99% sob o valor da negociação. Quem preferir esperar 14 dias para receber a grana paga 4,49% de taxa, enquanto quem espera 30 dias é taxado em 3,99%.

O serviço ainda tem soluções de checkout que permitem a realização do pagamento no mesmo ambiente em que o usuário está, sem ele precisar ser redirecionado a outro site, assim como o uso de redes neurais que usam o banco de dados do Mercado Pago para permitir a finalização da compra em menos cliques ao carregar automaticamente informações de quem já fez compras pela plataforma.

Para usuários

Para o usuário comum, ou seja, o comprador de um produto no Mercado Livre ou então de algum serviço em estabelecimento físico, o Mercado Pago oferece a facilidade de gerenciar suas compras através de um aplicativo no celular, permitindo adicionar cartões de crédito e débito para transações, além de funcionar como uma conta de banco, inclusive com o saldo rendendo a 100% CDI podendo ser movimentado a qualquer momento.

Com o saldo disponível na carteira digital, o usuário pode tanto pagar boletos bancários quanto realizar pagamentos via QR Code, além de gerar links de cobrança para enviar a amigos e, assim, receber transferências financeiras deles em um ambiente seguro. Sabe aquele amigo que ficou de te mandar um dinheirinho? Você pode cobrá-lo de maneira simples pelo Mercado Pago.

Saiba como criar conta no Mercado Pago

O Mercado Pago funciona tanto por um site acessível via navegador quanto por aplicativos disponíveis para telefones Android e iPhones. É bem fácil começar a usá-lo; confira abaixo um tutorial explicando como abrir a sua conta:

É possível criar a sua conta tanto pelo PC quanto pelos aplicativos para Android e iPhone. O Mercado Pago solicita informações e documentos que são mais fáceis de serem enviados pelo celular; por isso, ensinaremos a fazer o cadastro dentro do aplicativo.

  • Baixe o aplicativo em seu telefone, e, depois de instalado e aberto, clique no botão “Criar uma conta”;
  • O Mercado Pago pedirá a confirmação de alguns dados, incluindo CPF e RG; tenha eles ou algum outro documento com foto em mãos e aperte “Continuar”;
  • O serviço pedirá para validar o e-mail; siga os passos e abra a sua caixa de entrada para encontrar uma mensagem do Mercado Pago com um código;
  • Digite o código na área indicada dentro do aplicativo;
  • De volta à tela inicial, é hora de validar a identidade. O documento usado pode ser tanto uma CNH quanto um RG; o importante é ter foto. A câmera do seu celular abrirá e a partir daí é só apontá-la para o documento seguindo as orientações na tela;
  • Agora, é hora da selfie: o aplicativo tirará uma foto sua para conferir se é a mesma pessoa que está no documento enviado;
  • Em seguida, o app pedirá as suas informações, incluindo como você prefere ser chamado;
  • Chegou a hora de validar o telefone: clique no botão na tela inicial, entre com seu número de celular e escolha “Enviar código por SMS”, digite depois o código enviado para seu celular;
  • As próximas informações solicitadas são na área “Regulamentações atuais”, dentro dela, o Mercado Pago perguntará qual é a sua renda mensal incluindo todos os rendimentos;
  • Caso você tenha exercido qualquer função pública nos últimos anos, selecione “Sim” para a questão “Você é uma Pessoa Politicamente Exposta”; quem nunca atuou em órgãos públicos pode responder “Não” e seguir em frente;
  • Pronto! Agora o aplicativo vai sugerir outras opções, como cadastramento de chaves do Pix e mais. Falaremos disso mais adiante; o importante é que, a partir daqui, sua conta já está pronta para ser usada.
Mercado Pago: principais recursos
Mercado Pago está disponível no Android e iPhone para realizar pagamentos em qualquer lugar. Imagem: Reprodução/Mercado Pago

Como usar o Mercado Pago?

A partir do momento em que sua conta estiver criada, é só entrar com as suas credenciais quando elas forem solicitadas ao realizar uma compra online. Você também pode baixar o aplicativo do Mercado Pago para Android ou iPhone para poder usar a carteira digital a qualquer momento. Abaixo explicamos como usar a plataforma para algumas das suas funções básicas.

Aprenda a depositar, transferir e sacar dinheiro usando o serviço:

Como depositar dinheiro

Existem diferentes formas de adicionar dinheiro à sua carteira digital do Mercado Pago. Você pode cadastrar uma chave do Pix para usá-la em pagamentos e transferências, assim como faz em outras instituições financeiras, ou das seguintes formas:

  • Cartão de débito virtual Caixa: Para beneficiários de programas de assistência social do Governo, o Mercado Pago conta com um recurso feito na medida para facilitar a transferência dos recursos para a carteira digital.
  • TED: uma transferência bancária “às antigas” (ou, ao menos, de tempos antes da existência do Pix); o Mercado Pago oferece os dados para você inserir no seu banco. Não é cobrada nenhuma taxa por essa modalidade de transferência.
  • Boleto: Gerando um boleto bancário pelo aplicativo, você pode transferir até R$ 15 mil de uma vez para a conta do Mercado Pago.
  • Lotéricas: Outra opção é levar os dados disponibilizados pelo aplicativo para uma agência lotérica, podendo adicionar ate R$ 2 mil dessa maneira e recebendo o dinheiro até uma hora depois.

Como transferir dinheiro para outras contas

Para transferir dinheiro da sua conta do Mercado Pago para outros lugares é bem simples. Confira o tutorial abaixo:

  • Entre na sua conta e selecione “Transferir Dinheiro”
  • Selecione “Conta Bancária” e digite os dados solicitados para a conta que receberá o dinheiro
  • Escolha o valor a ser transferido e pronto!

Os dados poderão ser salvos para transferências futuras, se você preferir, facilitando futuros envios de dinheiro para outras contas.

Como sacar dinheiro da sua carteira digital

Caso você queira dinheiro vivo, pode muito bem sacar valores da sua conta mesmo sem um cartão de débito, através do saque digital.

  • Vá até um caixa eletrônico da rede Banco24Horas e encontre a opção “Saque digital”.
  • Abra aplicativo Mercado Pago.
  • Selecione a opção “Sacar dinheiro” e depois “Sem cartão”.
  • Em seguida, escolha a quantia a ser sacada.
  • Agora, no caixa eletrônico, selecione a opção “Código QR – App do seu banco”.
  • Aponte a câmera do celular para a leitura do código na tela e pronto, a operação foi realizada.

O saque, no entanto, não é gratuito, e usuários precisam pagar uma taxa de R$ 5,90 por saque, independentemente de quanto dinheiro foi retirado da sua conta. A quantia mínima a ser sacada é de R$ 20, e o máximo diário é de R$ 2 mil.

Como configurar a conta do Mercado Pago da sua loja

Donos de e-commerce podem usar a plataforma do Mercado Pago para receber pelas vendas feitas na loja. Para isso, é preciso configurar a sua conta do Mercado Pago. Confira como fazer em plataformas populares como Mercado Shops, Nuvem Shop, Shopify ou Wix, que já possuem integração pré-configurada com o serviço de pagamentos, facilitando bastante a configuração por parte dos lojistas.

  • Entre no painel da sua loja, vá em “Configurações’ e depois procure “Meios de pagamento”;
  • Agora clique em “Mercado Pago” e entre com os dados solicitados.

Pronto! Sua loja está preparada para receber pagamentos pelo Mercado Pago, dando mais uma opção a seus clientes escolherem na hora de finalizar as compras.

Mercado Pago: as principais dúvidas respondidas

Afinal, Mercado Pago é seguro?

O Mercado Pago é uma plataforma estabelecida usada por milhões de usuários de e-commerces e até em estabelecimentos físicos. O uso dela é seguro, e o serviço conta com uma série de recursos para evitar ou ao menos minimizar eventuais golpes.

De acordo com o serviço, o procedimento de criptografia das transações usa o método chamado Transport Layer Security (TLS), que visa proteger as informações transmitidas entre dispositivos e servidores.

Como vendedores não ganham acesso aos dados de compra dos clientes, não há como um comerciante com más intenções adquirir informações do seu cartão de crédito, por exemplo, se a transação foi feita a partir da plataforma do Mercado Pago.

Quais são as taxas cobradas pelo Mercado Pago?

Para vendedores, o Mercado Pago cobra taxas para todas as transações. É possível ao comerciante selecionar quando vai receber o dinheiro da venda, pagando taxas diferenciadas dependendo da escolha por receber rapidamente ou não.

  • D0: receba o dinheiro no mesmo dia da transação. Nesse caso, a taxa cobrada é de 4,99%
  • D14: receba o dinheiro 14 dias após a venda; a taxa é de 4,49%
  • D30: receba em 30 dias pagando uma taxa de 3,99%

Mercado Pago é conta-corrente ou poupança?

Nenhum dos dois:a conta oferecida no serviço não é nem conta-corrente, nem poupança. Trata-se de uma modalidade conhecida como “conta de pagamento”. Esse tipo de conta permite que o dinheiro depositado esteja sempre rendendo – diferentemente de uma poupança, os rendimentos são adicionados diariamente ao cliente, em vez de um mês, como em poupanças convencionais.

Como gerar boleto no Mercado Pago?

Seja para fazer uma cobrança a um amigo, ou mesmo para depositar dinheiro na sua conta, o Mercado Pago conta com a opção de gerar boletos bancários. Confira abaixo como fazer:

  • Dentro do aplicativo Mercado Pago, selecione a opção “Adicionar dinheiro”, e depois “Boleto bancário”;
  • Digite o valor a ser cobrado no seu boleto e selecione “Continuar”; em seguida, insira os dados solicitados sobre a pessoa que vai receber o boleto de cobrança
  • Confira se as informações estão corretas e toque em “Confirmar”. Os dados do boleto serão exibidos na tela do aplicativo;
  • Toque na opção “Copiar código”, caso queira enviar rapidamente para um amigo
  • Ou, se preferir que o boleto possa ser impresso, selecione “Ver boleto” para conferir o documento; você poderá compartilhá-lo via WhatsApp ou e-mail como um arquivo PDF

Como transferir dinheiro do Caixa Tem para o Mercado Pago?

Quem recebe benefícios governamentais como o Auxílio Emergencial sabe que o dinheiro fica inicialmente vinculado a uma conta do Caixa Tem, mas é bem fácil transferir valores para o Mercado Pago. São necessários alguns pequenos passos que estão listados abaixo:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem e entre com suas credenciais de acesso
  • Selecione a opção “Cartão de Débito Virtual”, depois toque em “Gerar” e guarde os dados do cartão gerado.
  • No aplicativo do Mercado Pago, busque a opção “Adicionar Dinheiro” e escolha “Cartão Virtual Caixa”.
  • Escolha a quantia a ser transferida e selecione “Continuar”. Digite os dados do cartão gerado no Caixa Tem, seguido do seu CPF. Verifique se os dados estão corretos e confirme a transação.

Vale ressaltar que o procedimento não é gratuito – será cobrada uma taxa de 1,99% em cima do valor transferido.

Como entrar em contato com o Mercado Pago?

A forma mais rápida é a partir da opção “Ajuda” encontrada no aplicativo ou site do Mercado Pago para fazer qualquer tipo de queixa ou reclamação. Mas, além de atendimento ao cliente dentro de canais digitais, o serviço também oferece uma Central de Atendimento via telefone.

Qualquer problema que o usuário tiver com a plataforma deve ser relatado de segunda a sexta, das 8h às 22h, ou aos sábados, das 8h às 20h, pelos telefones 0800 637 7246 ou 0800 650 2121 (para deficientes auditivos ou de fala).

Como usar o cartão pré-pago do Mercado Pago?

O Mercado Pago oferece um cartão pré-pago para seus clientes. Quem escolhe por receber um não precisa pagar nenhuma taxa de anuidade ou tarifa de ativação, e que permite pagamentos em lojas físicas e também saques em caixas eletrônicos usando o saldo da sua conta da carteira digital.

Para solicitar, basta ter uma conta cadastrada no Mercado Pago e abrir o aplicativo do serviço. A solicitação do cartão pode ser feita na função “Cartão Mercado Pago”.

Como configurar o Pix no Mercado Pago?

Dentro do aplicativo ou site do Mercado Pago, entre em “Seu perfil” e, depois, em “Suas chaves Pix”. É só seguir as instruções na tela para que, em poucos minutos, sua conta do Mercado Pago já esteja adequada para uso do Pix.

Vale lembrar que chaves só podem ser cadastradas em uma instituição financeira – se você já usou e-mail ou CPF em outro Pix, não pode usar mais no Mercado Pago. É possível cadastrar até 5 chaves por conta, no caso de pessoas físicas, ou até 20 para pessoas jurídicas.

Maquininha Mercado Pago Point
Mercado Pago Point, a maquininha de cartão

Maquininha Mercado Pago: como funciona e como solicitar?

O Mercado Pago também oferece soluções a microempreendedores, como maquinhas que permitem aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito. Há pelo menos quatro modelos com diferentes valores e funções: Point Mini (R$ 118), Point Mini Chip (R$ 238,80); Point Pro 2 (R$ 718,80) e Point Smart (R$ 840,80). Valores das tarifas podem ser encontradas no site do Mercado Pago, assim como as orientações para pedir a sua.

Como consultar o saldo na ferramenta?

O saldo pode ser acessado pelo aplicativo no seu Android ou iPhone, ou pelo site do Mercado Pago. Ao abrir o serviço, entre na área “Conta do Mercado Pago” para conferir o saldo disponível.

Sim! Pelo aplicativo do Mercado Pago, é possível criar links de pagamentos para compartilhar com amigos ou clientes. Assim, é possível fazer uma cobrança via WhatsApp, SMS, e-mail ou redes sociais sem dificuldades.

Conclusão

Pronto! Agora você já conhece quais são as principais funcionalidades e recursos oferecidos pelo Mercado Pago a seus usuários, e já pode começar a aproveitá-los, seja para vender na sua loja, ou para comprar em qualquer lugar; é só baixar o aplicativo do Mercado Pago.