A agência oficial de notícias da China, a Xinhua, reportou que o país recuperou com sucesso espaçonave experimental reutilizável lançada em órbita há dois dias. A missão foi mantida em segredo e não foram publicadas fotos ou vídeos do lançamento ou da aterrissagem do veículo.

Rumores dão conta que a espaçonave seria uma versão chinesa do X-37B da Força Aérea dos Estados Unidos. Em 2017, a China Aerospace Science and Technology Corp disse que queria lançar um veículo espacial reutilizável semelhante à aeronave até 2020, com voos voltados para o turismo espacial a partir de 2025.

publicidade

No breve comunicado, a Xinhua disse que o veículo representou um “avanço importante” no desenvolvimento de espaçonaves reutilizáveis da China, além de uma solução mais barata e conveniente para o “uso pacífico do espaço”. O lançamento foi realizado na última sexta-feira (4) no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, utilizando um veículo Long March 2F colocou a espaçonave em órbita.

Boeing/Divulgação

publicidade

Espaçonave X-37B, construída pela Boing para a Força Aérea dos EUA. Imagem: Boeing/Divulgação

Todo o processo de preparação para o evento foi realizado de forma muito discreta. Há meses o centro de lançamento chinês elaborava o plano de voo, no entanto, os indícios de uma possível missão vieram apenas na quinta-feira (3), quando o espaço aéreo foi fechado.

publicidade

A economia que viagens com espaçonaves reutilizáveis pode gerar já é motivo suficiente para vários países investirem na ideia. A China Aerospace Science and Industry Corp. (Casiv), outra estatal gigante do país, tem priorizado seu próprio avião espacial, o Tengyun.

Segundo a empresa, o processo envolvendo a Tengyun é totalmente diferente do executado pela SpaceX, por exemplo. Isso significa que o equipamento dela pode decolar de um aeroporto comum para transportar aeronaves em órbita. “Isso trará uma revolução para o transporte aeroespacial futuro”, ressaltou a companhia.

publicidade

Via: Telegraph