Os carros criados pela Tesla geralmente contam com alguns recursos que chamam a atenção por facilitar a vida de seus donos – como o ‘modo cão‘ e a opção de convocar o veículo. No entanto, outros servem como verdadeiros itens de segurança. Esse é o caso da aceleração instantânea, que evitou um acidente recentemente.

Daniel Spalding, proprietário de um Model 3, pôde comprovar isso. Em seu canal do YouTube, o homem divulgou dois vídeos do momento em que outro veículo se aproxima rapidamente da traseira do carro da Tesla. Com um reflexo rápido – e com a ajuda do modo de aceleração instantânea – o proprietário do sedã elétrico conseguiu evitar o acidente.

No primeiro vídeo, é possível ver a visão traseira do carro. Em um momento de desaceleração do trânsito, o veículo que vem logo atrás parece não ter percebido o movimento e continua na mesma velocidade. Essas aproximações, geralmente, acabam com ambos os meios de transporte danificados – mas não foi o caso.

publicidade

Quando percebe a aproximação do carro, o motorista do Model 3 pisa no acelerador. Com isso, o veículo da Tesla responde imediatamente, dando um impulso para a frente. Esse movimento também pode ser percebido pela câmera frontal. Felizmente, com o reflexo rápido do motorista, um acidente foi evitado – mesmo que por centímetros.

Caso o sedã elétrico não tivesse o recurso que permite acessar imediatamente sua energia para dar um “impulso”, ele provavelmente teria se envolvido em um acidente. “Já tinha visto vídeos como este, mas foi a primeira vez que estive nessa situação”, escreveu Spalding em uma página sobre a Tesla no fórum Reddit.

Evitando pedestres

Um curto vídeo postado no canal All Electric no YouTube mostra o resultado prático dos avanços que a Tesla vem realizando em seu sistema de direção autônoma, o AutoPilot.

No clipe, um Tesla Model 3 a cerca de 55 km/h consegue detectar corretamente um pedestre atravessando na faixa a alguns metros de distância. Imediatamente, e sem intervenção do motorista, o carro desacelera até 30 km/h, e não acelera novamente até que o pedestre termine a travessia.

O carro estava rodando a versão 2020.20.12 do software da Tesla, lançado no início de junho. Assim como os smartphones e PCs, os carros da Tesla recebem atualizações frequentes de software, que corrigem bugs e adicionam novos recursos.

O mais interessante é que a silhueta do pedestre é renderizada, com precisão, na tela central do carro, graças a um recurso chamado “Driving Visualization” (Visualização de Direção) que mostra de forma simplificada o que o carro está vendo, como o contorno da estrada, obstáculos, placas, etc.

Via: TeslaRati