Usuários do Galaxy S8 e do Galaxy Note 8 em todo mundo estão enfrentando problemas relacionados ao GPS dos aparelhos há alguns meses. Membros dos fóruns do site XDA Developers compilaram uma lista com mais de uma dezena de discussões no Reddit com usuários reclamando do mesmo problema: perda de sinal e apps que não conseguem detectar a localização do usuário, mesmo em locais com boa cobertura.

Um usuário do site, chamado “ShiftF7”, gravou o vídeo abaixo dentro de um carro em movimento para demonstrar o problema. Nele é possível ver que o Google Maps em um Galaxy Note 8 não atualiza a posição do aparelho no mapa, enquanto o app no painel do carro funciona sem problemas.

Sean Barbeau, desenvolvedor do app GPSTest, encontrou o problema em um Galaxy S8+. Segundo ele os serviços de navegação parecem “congelar” subitamente e a classe GnssStatus deixa de atualizar a posição do usuário. Desativar o GPS e ativá-lo novamente resolve, temporariamente, o problema.

publicidade

“Eu estava ficando maluco achando que tinha encontrado um bug no app, mas parece que não sou o único que está vendo isso”, disse. O desenvolvedor relata que o aparelho também parece ter dificuldade para encontrar o sinal dos satélites. “Em alguns cômodos onde isso era instantâneo agora pode levar de 10 a 15 segundos”.

Até o momento, segundo o XDA Developers, a Samsung não admitiu a existência de um problema, e não parece haver uma correção disponível. Tanto o Galaxy S8 quando o Note 8 foram lançados com o Android 7, e podem ser atualizados para o Android 9 com a interface OneUI da Samsung.

Um de muitos

O GPS é o mais popular, mas não o único, sistema de navegação via satélite (GNSS – Global Navigation Satellite System) em uso na atualidade. O sistema foi desenvolvido para uso militar pelo governo norte-americano e é mantido pela Força Espacial dos EUA, que está usando a SpaceX para lançar 10 satélites de terceira geração (GPS Block III) para aprimoramento do serviço.

Vários países desenvolveram ou estão desenvolvendo seus próprios sistemas de navegação via satélite, para eliminar a dependência de uma tecnologia controlada pelos EUA. Os mais conhecidos são o russo GLONASS, o europeu Galileo e o chinês Beidou, cuja constelação foi completada recentemente.

Fonte: XDA Developers. Imagem por Leszek Kobusinski, Shutterstock