A Northrop Grumman, uma corporação multinacional da indústria aeroespacial, nomeou sua próxima espaçonave de carga como “SS Kalpana Chawla”, em homenagem a astronauta indiana Dra. Kalpana Chawla, que morreu a bordo do ônibus espacial Columbia, em 2003.

“É tradição da empresa nomear cada Cygnus com o nome de um indivíduo que desempenhou um papel fundamental no voo espacial humano”, disse a empresa em um comunicado. “Chawla foi escolhida em homenagem a seu lugar de destaque na história como a primeira mulher de ascendência indiana a ir para o espaço”, completou.

publicidade

O SS Kalpana Chawla é o segundo Cygnus nomeado em homenagem a um membro da tripulação do ônibus espacial Columbia. Rick Husband, que era o último comandante da nave também foi homenageado em 2016.

O Cygnus mais recente lançado pela empresa, por exemplo, levava o nome do primeiro astronauta afro-americano, o oficial da Força Aérea dos EUA, Robert Lawrence.

publicidade

Reprodução
A nave de carga SS Kalpana Chawla deve ser lançada em 30 de setembro deste ano e chega na estação espacial em dois dias. Créditos: Northrop Grumman/Reprodução

A história de Chawla

Chawla nasceu em Haryana, na Índia, e se mudou para os Estados Unidos para conseguir seu mestrado e doutorado em engenharia aeroespacial em universidades do Texas e do Colorado entre 1984 e 1988. Logo a astronauta começou a conduzir pesquisas sobre dinâmica de fluidos para a Nasa.

publicidade

Após se tornar uma cidadã norte-americana, ela decidiu se inscrever no programa de astronautas e acabou entrando para a 15ª turma de trainees da Nasa, realizando seu primeiro voo espacial em 1997.

Em seu segundo voo oficial pela Nasa, em 2003, um pequeno pedaço de espuma atingiu a asa esquerda do ônibus espacial Columbia durante o lançamento e não foi detectado pelos equipamentos de segurança na missão.

publicidade

Quando o ônibus espacial voltava à Terra, o plasma quente entrou na asa e a destruiu, fazendo com que a equipe perdesse o controle da nave, resultando na desintegração total do ônibus e da tripulação.

Reprodução
O acidente envolvendo o ônibus espacial Columbia matou todos sete tripulantes. Créditos: Nasa/Reprodução

“Embora Chawla tenha feito o maior sacrifício a serviço do programa espacial, seu legado continua vivo através de seus colegas astronautas e daqueles que ela inspirou a seguir seus passos”, disse a empresa.

A missão 

A SS Kalpana Chawla é uma nave de carga vai ser enviada com 3.629 kg de equipamento para a estação espacial americana em 30 de setembro deste ano. A espaçonave está programada para ser lançada na missão NG-14, a partir do topo de um foguete da Northrop Grumman.

A nave deve levar cargas como um teste para uma droga biológica que pode ser utilizada para o tratamento de leucemia, um estudo sobre plantas cultivadas no espaço, um banheiro compacto para os astronautas e uma câmera de realidade virtual de 360 graus.

Fonte: Space.com