A Uber trouxe para o Brasil o serviço de rastreamento lançado nos Estados Unidos e voltado para autoridades de saúde. A ideia é fornecer acesso rápido a dados de motoristas e motociclistas que supostamente entraram em contato com pessoas infectadas pela Covid-19.

“Com o novo portal, esses dados podem ser acessados em poucas horas, tornando possível o contato de autoridades de saúde com usuários ou parceiros que possam ter sido contaminados, bem como a suspensão temporária de suas contas”, explica Leandro Segalla, Gerente de Relações com Autoridades Policiais para o Brasil.

Até então, a empresa atendia essas solicitações através de um e-mail, “mas agora com a página fica mais prático e ágil para receber e dar andamento aos pedidos de forma escalável”, completa Segalla. O serviço é oferecido gratuitamente aos departamentos de saúde e as informações ficam disponíveis em poucas horas.

O portal segue o modelo norte-americano e foi traduzido para atender as autoridades de segurança pública do Brasil. “O espaço virtual está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no País”, garante a Uber.

publicidade

Nos Estados Unidos, a empresa começou a fornecer dados relacionadas à saúde no ano passado, após o ressurgimento de casos de sarampo no país. Só na primeira metade do ano, a empresa recebeu cerca de 560 solicitações relacionadas ao coronavírus de departamentos de saúde pública em 29 países.