EnglishPortugueseSpanish

A Panasonic anunciou que irá aumentar em 10% a capacidade de produção de baterias na giga fábrica da Tesla em Nevada, nos EUA. Isso será feito com a adição de mais uma linha de produção, que já está sendo construída e irá gerar 100 novos empregos.

A meta inicial da giga fábrica era produzir 35 Gigawatts/hora de baterias por ano, meta que foi atingida com 13 linhas de produção. A nova linha será a 14ª. A Panasonic é a principal fornecedora de baterias para os veículos da Tesla, que também compra módulos produzidos pela chinesa CATL.

publicidade

Em junho a CATL anunciou a criação de um novo tipo de bateria que tem vida útil de 16 anos e 2 milhões de km, mais de seis vezes a autonomia dos modelos atualmente em uso. A empresa também estuda a produção de baterias livres de cobalto, o que além de reduzir seu custo irá eliminar questões éticas e humanitárias associadas à extração do metal.

Mais baterias, maior capacidade

Além de aumentar a capacidade de produção das baterias tipo 2170 usadas nos carros da Tesla, a Panasonic também planeja aumentar a capacidade de armazenamento de energia delas em 5%, através de ajustes em sua formulação.

Todas as 13 linhas em operação estão sendo atualizadas para trabalhar com a nova fórmula. A Panasonic espera um aumento ainda maior de capacidade no futuro, que pode chegar a 20% em 5 anos.

Fonte: TechCrunch, Imagem de abertura: Grigvovan / Shutterstock