Chromebooks devem, em breve, ter o Stadia já instalado em suas configurações iniciais. É o que indica uma mudança no código do Chromium: com isso, a plataforma de jogos deve aparecer na primeira página de aplicativos do Chrome OS, ao lado do Google Duo. Donos de Chromebook que não usam o serviço poderão desinstalá-lo.

A ideia é que o Stadia substitua o app do Android, que recebeu reclamações por não funcionar bem no Chrome OS. Como a mudança no código ainda está em revisão, a atualização só deve chegar no Chrome OS 87. Com isso, a novidade deve estar disponível quando a plataforma de games estiver próxima de completar 1 ano.

A inclusão do Stadia entre os aplicativos pré-instalados do Chromebook é uma forma de tentar aumentar o número de usuários do streaming. O catálogo do Stadia inclui games como “Destiny 2”, “Mortal Kombat 11”, “Dragon Ball Xenoverse 2”, “NBA 2K” e “Red Dead Redemption 2”.

Ele funciona em celulares da linha Pixel, do Google, além de alguns modelos da Samsung, da Asus, da Razer e da OnePlus. Para jogar na TV, está disponível um controle que custa 129 dólares, cerca de 500 reais. A assinatura mensal do serviço custa 9,99 dólares.

publicidade

Ainda não há previsão para a chegada do Stadia ao Brasil. Por enquanto, ele está disponível em apenas 14 países. A expectativa é de que o Google amplie o serviço para novos territórios nos próximos anos.