A SpaceX inclui em uma recente carta à agência federal de telecomunicações dos EUA (Federal Communications Commision, similar à nossa Anatel) detalhes sobre o desempenho das conexões de banda larga usando o serviço de internet via satélite da Starlink. Os números, embora ainda distantes do objetivo da empresa, são bastante promissores.

Como já mencionamos, a velocidade de download ficou na casa dos 100 Mbps, superior a algumas conexões de fibra óptica oferecidas aqui no Brasil. A velocidade de upload foi de respeitáveis 40 Mbps, mas o mais importante foi a latência: 20 ms em uma “perna” da conexão, com 40 a 50 ms considerando o trajeto total de ida e volta do satélite.

publicidade

Ainda é distante do objetivo da SpaceX, que é de download a 1 Gbps e latência de 8 ms, mas é similar à velocidade de download oferecida por serviços de banda larga fixa nos EUA, com latência baixa o suficiente para partidas de jogos online.

Reprodução

publicidade

Resultados de teste de conexão da Starlink. Imagem: SpaceX

A plataforma de teste usada para verificar a velocidade do Starlink parece ser o Speedtest da Ookla, um serviço online gratuito que avalia a velocidade de conexão de um usuário com a Internet em tempo real. Capturas de tela mostram que a constelação estava sendo avaliada por usuários localizados em Seattle, Washington – próximo à sede da Starlink em Redmond.

publicidade

Vale lembrar que a constelação e o serviço de acesso à internet da Starlink estão atualmente em fase de testes beta. Na última quinta-feira (3) a SpaceX lançou a 12ª missão carregando mais 60 satélites, totalizando 700 em órbita. Pouco menos da metade do total de 1.584 satélites necessários para completar a primeira “camada” da constelação ao redor do planeta.

Fonte: Teslarati

publicidade