A Dolby anunciou que o Xbox Series S e X serão os primeiros consoles a terem suas tecnologias Dolby Atmos e Dolby Vision. Segundo a empresa, a implementação deve trazer uma nova experiência de jogo. Enquanto o Atmos será disponibilizado no lançamento dos consoles, o Vision está previsto para chegar em 2021.

O Dolby Atmos, tecnologia mais conhecida, melhora os níveis sonoros de reproduções de áudios e efeitos – isso, em algumas condições, é superior ao conhecido surround. Com ele, a imersão é muito maior, pois o som é tridimensional, fazendo com que haja maior perspectiva sonora do espaço dentro do game. 

Os últimos jogos listados pela Dolby que já possuem a tecnologia Dolby Atmos são ‘Gears 5‘, ‘F1 2020’, ‘Call of Duty Warzone‘, ‘Ori and the Will of the Wisps’ e ‘Cyberpunk 2077’. 

publicidade

O Dolby Vision, por sua vez, traz imagens com mais realismo, brilho, contraste, cor e profundidade – um realce 40 vezes mais brilhante e níveis de preto dez vezes mais profundos. Tudo isso só pode ser utilizado com uma televisão ou monitor que suporte a tecnologia.

Reprodução

O Dolby Vision consegue ir além do HDR em jogos. Foto: Dolby/Divulgação

Há algum tempo a Microsoft trabalha em trazer uma boa qualidade de som para o Windows, e para o Xbox One X e S. O Dolby Vision, inclusive, deveria estar presente desde o Xbox One X, porém nunca saiu da fase de testes.

O Xbox One já possui o Dolby Atmos e Dolby Vision, mas somente para serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime. Já nos Xbox Series X e Series S irá funcionar tanto com os serviços de streaming quanto com os jogos. Até então, o Dolby Vision só apareceu em testes de jogos no PC, então ainda não dá para ter certeza se a melhoria será tão grande para os consoles. 

O Xbox Series X e o Xbox Series S chegam em 10 de novembro, sem uma confirmação para o lançamento no mercado brasileiro.

Via: Engadget/Dolby