Quem está à procura de uma experiência diferente, ou pretende experimentar um sistema móvel livre de serviços do Google, deve ficar de olho no Harmony OS. Na última semana, a Huawei apresentou mais uma versão do seu sistema operacional para smartphones. Com foco em segurança e recursos inteligentes, o rival promete bater de frente com o Android

Além da versão 2.0 do Harmony OS, a Huawei também revelou a possibilidade de liberar o software em forma de upgrade para dispositivos que rodam a EMUI 11, basicamente o Android 11 modificado e embarcado com serviços e aplicativos proprietários da fabricante.

Vale ressaltar que o software oferecido pela Huawei atualmente já não conta com aplicativos básicos como a loja de apps do Google. Para o usuário buscar ou instalar um app, por exemplo, é preciso acessar outras lojas como a Huawei’s App Gallery, solução da fabricante para substituir a Google Play.

Créditos: I AM NIKOM/ShutterstockAndroid da Huawei segue sem aplicativos e serviços como Play Store, Gmail, Maps e Drive. Créditos: I AM NIKOM/Shutterstock  

publicidade

Por enquanto, a Huawei ainda não revelou quais smartphones estão preparados para suportar o Harmony OS. Ainda assim, dispositivos topo de linha como os da linha Mate 30 e P40 certamente estarão entre os escolhidos, graças ao conjunto de hardware mais poderoso.

Recursos do Harmony OS

Apesar da fabricante ainda não ter demonstrado nenhum aparelho rodando o sistema em público, alguns recursos já foram revelados. A gigante chinesa vai oferecer integração total de dados entre aparelhos com Harmony OS, um sistema inteligente de reconhecimento de voz e ainda promete melhorias no quesito segurança, algo que continua sendo alvo de críticas no Android. 

Por fim, os novos aparelhos com Harmony OS não vão demorar muito para chegar as prateleiras do varejo. A expectativa da Huawei é disponibilizar smartphones com o sistema no início de 2021.

Fonte: Android Authority