O Painel de Controle do Windows é uma das mais antigas e importantes instâncias do sistema operacional para seu usuário final. No entanto, a Microsoft planeja seu fim em próximas atualizações do OS, para adequar sua experiência de uso às funcionalidades mais modernas do mercado de informática.

Desde que a gigante da tecnologia começou o processo de mudança da identidade do Windows, ainda na versão 8 do sistema, algumas de suas instâncias continuaram com a estética clássica. São os casos do Explorer, do Gerenciador de Tarefas e do Painel de Controle.

Até os últimos tempos, a necessidade de mudá-los parecia, para os tomadores de decisão da Microsoft, algo puramente estético. No entanto, com o passar do tempo, a demanda por adequar o sistema a novos usos pode fazer com que estes programas sejam repensados.

Necessidade de mudanças

O Painel de Controle, como seu próprio nome explica, funciona como uma central de configurações do sistema. Por aquela instância, o usuário encontra a maioria das opções personalizáveis do Windows, como atalhos de teclado, resolução de tela e desinstalação de programas.

publicidade

Reprodução

Aplicação ‘Apps & Features’ (Apps e Recursos) deve subsituir função de desisntalar, atualmente no Painel de Controle. Imagem: Windows Latest/Divulgação

Este último, por exemplo, ganhou uma nova nomenclatura em atualização recente: ‘Programas e Recursos’. No entanto, o objetivo da Microsoft é transformá-lo em um atalho do programa “Configurações”, já presente no sistema, com o nome de “Apps e Recursos”.

O aplicativo de Configurações, por sua vez, deve se tornar o que o Painel de Controle foi e é até o momento no Windows: a central de comando do sistema para o usuário. No entanto, ele virá com funções renovadas, mais alinhadas com a demanda atual daqueles que utilizam computadores cotidianamente.

Renovações modernizadoras

Com base nas atualizações e mudanças no Windows, é perceptível que as mudanças no sistema o orientam para ter a experiência de uso dos OS móveis, com maior praticidade, e focado no uso simplificado de aplicativos e funcionalidades do sistema.

As novidades em relação ao Painel de Controle do Windows 10 ainda não possuem previsão de chegada para o usuário final. No entanto, já existem registros no código de atualização do sistema para redirecionamentos da função de ‘Programas e Recursos’ diretamente para o aplicativo de ‘Configurações’.

Fonte: Windows Latest