A Samsung apresentou, em 2019, o primeiro sensor de câmera com pixels de 0,7 micrômetros para smartphones, o menor do mercado. Agora, a empresa sul-coreana anuncia uma linha com mais quatro sensores deste tamanho, sendo que um deles alcança a resolução de 108 MP. 

Fotografar nada mais é do que capturar a luz. Quanto maiores os pixels de um sensor, maior a sua capacidade de absorver a luz de um ambiente para entregar uma boa imagem.

É por isso que os módulos de câmera nos celulares têm crescido exponencialmente nos últimos anos, conforme as fabricantes apostam em sensores cada vez melhores – e, por consequência, maiores. 

A Samsung, por outro lado, trabalha no desenvolvimento de tecnologias que ofereçam “mais pixels num pacote menor”. Com os novos sensores de 0,7 micrômetros, a sul-coreana espera proporcionar um design mais discreto e sofisticado, sem deixar de lado a potência das câmeras. 

publicidade

Os quatro novos sensores são os seguintes: 

  • ISOCELL HM2: redução de 10% no tamanho do módulo da câmera, resolução de 108 MP e zoom 3x sem perdas;
  • ISOCELL GW3: resolução de 64 MP, com estabilização de imagem eletrônica (EIS) baseada em giroscópio para fotos mais nítidas e vídeos mais estáveis. Suporta gravação de vídeo com resolução de até 4K a 60 fps;
  • ISOCELL GM5: resolução de 48 MP, projetado principalmente para câmeras grande-angulares. O sensor oferece um recurso de HDR rápido e eficiente que pode fornecer imagens mais claras e brilhantes com menos ruído;

 

  • ISOCELL JD1: de acordo com a Samsung, é o menor sensor de 32 MP da indústria, com 1/3,14 polegadas. É apresentado como uma boa opção de câmera frontal para smartphones sem moldura, já que seu tamanho permite que ele seja posicionado “confortavelmente embaixo da tela”.  

Reprodução

Tabela de especificações dos sensores ISOCELL; note que “Q” refere-se a “quarter”, ou “trimestre” em português. Imagem: Samsung

 

A fabricante já iniciou a produção em massa dos sensores ISOCELL HM2, GW3 e JD1, enquanto o GM5 ainda está em fase de testes. Vale destacar que a Samsung vem diminuindo o tamanho de seus sensores desde 2015, quando apresentou pela primeira vez um modelo com pixels de um micrômetro. 

Via: Samsung