A Twitch anunciou nesta segunda-feira (14) que vai testar a inserção de anúncios durante a reprodução de vídeos na plataforma. As propagandas serão exibidas sem o controle de criadores em canais afiliados e parceiros da empresa. Em publicação no Twitter, a companhia afirmou que o experimento é voltado para ‘alguns espectadores’.

Os anúncios serão apresentados em uma configuração picture-in-picture. Isso quer dizer que o conteúdo da stream será reduzido a uma janela menor, enquanto a plataforma veiculará a propaganda na maior parte da tela de reprodução. Assinantes de canais e clientes do serviço Twitch Turbo serão isentos das inserções. Os comerciais também não devem atingir espectadores recentemente expostos a publicidades em um mesmo canal.

Como lembra o The Verge, anúncios durante a execução de conteúdos já existem há bastante tempo na plataforma. No entanto, a exibição é controlada pelo streamer, que pode, por exemplo, sincronizar as propagandas com pausas na gravação. A ideia de forçar a exibição da publicidade é contraditória a medida que a própria Twitch recomenda que criadores avisem seus espectadores sobre a inserção dos anúncios.

publicidade

“Quando criadores e/ou moderadores reproduzem anúncios manualmente, recomendamos comunicar aos espectadores quando um intervalo comercial estiver para começar. Para criadores que utilizam ferramentas que reproduzem anúncios automaticamente, o recomendado é anunciar na página a frequência e duração aproximadas dos intervalos comerciais.”, diz a plataforma na seção página Escolas de Criadores.

A Twitch diz que todas as inserções gerarão receitas para os canais. Ainda assim, a proposta desagradou muitos criadores de conteúdo. Pelo Twitter, o streamer MrTLexify, que possui um canal com mais de 360 mil seguidores da plataforma de streaming ironizou os ganhos que a nova experiência de anúncios pode gerar.

Já Asmongold, streamer de World of Warcraft com mais de 1,6 milhão de seguidores, disse que os anúncios automáticos vão ‘punir’ os telespectadores durante momentos potencialmente emocionantes nas transmissões ao vivo.

Ele sugeriu que, se a plataforma deseja incentivar a exposição de anúncios no meio da execução dos vídeos, a empresa deveria aumentar o tempo de visualização sem propagandas para usuários. O The Verge, por outro lado, aponta que espectadores podem se sentir encorajados a aderir a assinaturas de canais ou ao Twitch Turbo para escapar dos anúncios. 

Via: The Verge