O Brasil conseguiu ultrapassar a marca de 100 mil robôs de conversação criados no país. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, lançado na quarta-feira (16), há cerca de 24 mil bots ativos, conversando com diferentes pessoas em território tupiniquim.

O número representa um aumento de 68% em relação aos dados captados em agosto do ano passado, quando foram contabilizados 60 mil bots em atividade. A contagem foi realizada usando informações de 97 empresas que criam este tipo programa ou fornecem soluções para o seu desenvolvimento dentro do território nacional. 

Reprodução

Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots de 2020 traz informações relevantes sobre o uso de bots no Brasil. Créditos: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots/Divulgação

publicidade

O que são bots

A palavra “bot” vem de “robot”, que significa robô em inglês. Ele nada mais é do que um programa de software criado para operar em procedimentos, geralmente repetitivos, que podem exigir diferentes graus de complexidade. Os bots podem ser encontrados agilizando processos de triagem de um e-commerce, por exemplo.

Além da quantidade de programas de conversação espalhados pelo Brasil, o mapa também traz informações sobre os canais em que é possível encontrá-los, suas principais finalidades, modelos de negócios em que são utilizados e mais.

Ainda de acordo com o relatório, por mês, cada bot conversa em média com 8 mil pessoas únicas e troca um total de 92 mil mensagens. Mensalmente, o tráfego de informações geradas pelos 24 mil robôs digitais pode chegar a 2,2 bilhões. 

Fontes: Mobile Time