Usuários da Apple podem usar o iPad como tela secundária para o MacOS desde o lançamento da função Sidecar, em 2019. Agora, a Samsung planeja incorporar um recurso semelhante aos dispositivos Galaxy Tab S7 e S7+, como informou com exclusividade o site Android Police.

De acordo com fontes ligadas à empresa sul-coreana, o projeto vem sendo chamado provisoriamente de “Sidekick” e pode chegar aos tablets ainda este ano. 

A nova funcionalidade vai permitir a integração entre os aparelhos e computadores Windows, possibilitando, entre outras coisas, que os desenhos feitos com a S Pen sejam exibidos simultaneamente na tela do notebook – de modo semelhante ao que acontece com o Apple Pencil. 

Desse modo, usuários do Android poderão utilizar os dispositivos Tab S7 e S7+ como monitores touchscreen estendidos. Isso amplia as possibilidades de utilização de programas como o Adobe Illustrator, que fica melhor quando associado a uma superfície de desenho.

publicidade

Reprodução

Com novo recurso, uso da S Pen no Galaxy Tab S7 será integrado ao Windows. Imagem: Divulgação/Samsung

Atualmente, os profissionais de ilustração que trabalham com Android costumam recorrer às mesas digitalizadoras, que precisam ser adquiridas separadamente. 

Alguns aplicativos, como o Duet Display, também “quebram o galho” na função, mas um recurso primário tem potencial para atender de forma mais eficiente aos usuários que não podem desembolsar com outros dispositivos.

Suporte para USB-C ou wireless

Ainda não se sabe de que forma o notebook e os tablets serão conectados, mas é provável que sejam oferecidos suportes para USB-C ou wireless. A publicação também não pôde confirmar se o recurso é fruto da parceria firmada entre Samsung e Microsoft no ano passado, quando as empresas prometeram uma integração mais efetiva entre Windows e Android, ou se é um esforço individual da sul-corena.

Com tela de 11 polegadas e duas câmeras traseiras, o Galaxy Tab S7 se assemelha bastante ao seu principal concorrente, o iPad Pro. O dispositivo é equipado com uma S Pen e bateria de 7.760 mAh. Tanto a versão regular quanto a Plus incluem o processador Snapdragon 865+, da Qualcomm, e suporte à conectividade 5G. 

As principais diferenças entre os dois modelos estão no sensor de digitais, que é embutido embaixo da tela no Plus, e na memória RAM, que é de 6 GB no Tab S7 e 8 GB no Tab S7+.  

Via: Android Police