A instituição financeira Sicredi começou o pré-cadastramento de seus associados ao PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil. Nesta fase inicial, os associados precisam informar CPF ou CNPJ do titular da conta. Na próxima etapa, que começa dia 5 outubro, informações como e-mail e números dos celulares poderão ser cadastradas pelos usuários.

Vale lembrar que todos esses dados serão registrados como Chaves PIX que servirão como identificação no momento da operação financeira.

Por fim, no dia 16 de novembro, quando o sistema começa a funcionar, os usuários devem fazer uma atualização no aplicativo Sicredi para terem acesso total ao PIX. 

publicidade
Reprodução

As transferências são mais práticas quando feitas pelo Pix. Sendo preciso apenas colocar uma Chave Pix. Foto: Pixabay

Em maio deste ano, o Sicredi disponibilizou para seus associados uma função semelhante ao PIX. Ela permite pagamentos eletrônicos via QR Code e transferências pelo aplicativo.

O que é o PIX?

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil que irá mudar a maneira como os brasileiros enviam e recebem dinheiro. As transações serão efetuadas em até dez segundos, e poderão ser realizadas a qualquer dia ou horário, incluindo feriados. Há uma taxa que é cobrada somente após dez transações, no valor de R$ 0,01.

As transações são feitas pelas chamadas Chaves PIX, que podem ser um e-mail, número de telefone, CPF, ou uma sequência aleatória gerada pelo próprio Banco Central. Dessa forma não será preciso passar número de agência, conta e outras informações quando fizer uma transferência. 

O PIX também irá permitir a leitura de códigos de barra e QR Codes sem compensação instantânea acabando com a espera de até dois dias úteis para o processamento de boletos. O que significa que você pode fazer o pagamento de suas contas de consumo, na hora.