EnglishPortugueseSpanish

Nasa publica foto de Marte e Lua feita por brasileiros

Redação 21 de setembro de 2020
publicidade

Para os aficionados por astronomia de boa parte do Brasil, a noite de 5 de setembro de 2020 foi especial: ela abrigou um fenômeno astronômico raro, a ocultação do planeta Marte pela Lua. Isso só ocorre quando os dois astros estão em perfeito alinhamento com a Terra, o que é raro.

E, quando ele acontece, é visível apenas em parte do planeta. Apesar de o fenômeno se repetir outras quatro vezes em 2020, apenas uma dessas ocorrências poderia ser vista a partir em Alagoas. E foi aí que dois astrônomos amadores brasileiros de Maceió entraram em ação.

publicidade

Eles fizeram imagens que mostram as feições da superfície do Planeta Vermelho e as belas crateras da Lua, iluminadas lateralmente pela luz do sol. Tudo isso com incrível nitidez e definição de cores. Parece até uma foto feita por um telescópio espacial.

Os autores da imagem são David Duarte e Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas. Para capturá-la, eles prepararam seus equipamentos com bastante antecedência. O resultado foi a foto que mostra Marte surgindo por trás da Lua, no momento final da ocultação.

A imagem foi parar na seção Foto Astronômica do Dia do site da Nasa. Essa é uma das áreas mais acessadas da página, que publica fotos do universo diariamente desde 1995.

publicidade