asteroide 2020 SW vai passar próximo à Terra nesta quinta-feira (24). Com tamanho máximo estimado equivalente a um prédio de três andares, a rocha espacial deve atingir a distância de 27 mil quilômetros do nosso planeta.

Em vias de comparação, muitos satélites artificiais de comunicações estão localizados na órbita geoestacionária, a mais de 35 mil quilômetros de altitude. A posição prevista para o objeto espacial também representa 7% da distância entre a Lua e Terra. Ainda assim, a marca não supera a registrada pelo asteroide ZTF0DxQ, que sobrevoou o planeta a uma distância de 2,9 mil quilômetros em agosto.

Apesar da aproximação, o 2020 SW não oferece riscos de colisão com a Terra, aponta o Center for Near Earth Object Studies (CNEOS), que é administrado pela Nasa. A passagem da rocha espacial não poderá ser observada a olho nu, mas ainda deve estar ao alcance de alguns telescópios.

A descoberta do asteroide é bastante recente. O 2020 SW foi identificado em 18 de setembro, por um observatório no estado do Arizona, nos Estados Unidos. No dia seguinte, foi anunciado pelo Minor Planet Center (MPC), uma organização filiada à União Astronómica Internacional (UAI).

O asteroide apresenta um tamanho estimado entre 4,4 e 9,9 metros e uma velocidade de deslocamento de, aproximadamente, 27 mil km/h. Simulações do MPC indicam que a força gravitacional da Terra deve interferir no curso da rocha no espaço. Já a Nasa aponta que o 2020 SW não deve chegar a distâncias tão próximas do nosso planeta novamente até 2029.

O site The Virtual Telescope vai oferecer uma transmissão ao vivo da observação do asteroide a partir das 19 horas, horário de Brasília, nesta quarta-feira (23). A estimativa de cientistas é que o objeto espacial atingirá o nível mais próximo da Terra por volta das 8:18h  da manhã.

Missão Hera

A Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram, recentemente, um acordo de 129 milhões de euros (R$ 801 milhões) para dar continuidade à missão Hera. O objetivo da operação é estudar formas de desviar asteroides potencialmente destrutivos de rotas de colisão com a Terra.

A missão vai avaliar os resultados de um choque da sonda espacial DART, projetada pela agência norte-americana, com a superfície de um asteroide. A Nasa pretende realizar o lançamento da espaçonave em julho de 2021 e a colisão está prevista para outubro de 2022. Já a ESA planeja enviar a sonda Hera ao espaço em 2024, com a expectativa de alcançar o asteroide alvo em 2026.

Via: Live Science