Após um período de testes beta, o Android 11 foi lançado oficialmente. O código-fonte já está disponível e o novo software está sendo implementado gradativamente aos smartphones. Outras plataformas Android também receberão o novo sistema operacional. É o caso da Android TV: o Google lançou o Android 11 para suas TVs com algumas melhorias essenciais para a experiência do usuário de TV.

Boa parte dessas melhorias envolvem questões básicas da plataforma, e não atualizações de recursos. O anúncio oficial menciona várias melhorias de desempenho, como gerenciamento aprimorado de memória, assim como recursos de privacidade, incluindo permissões únicas. Essas melhorias também estão no Android 11 para celulares, mas algumas delas atuam especificamente na experiência de uso da Android TV.

Reprodução

Android TV recebe diversas melhorias com o Android 11. Imagem: Divulgação

publicidade

Umas delas é um melhor suporte para controles de jogos. Com o novo sistema, dispositivos Android TV suportam nativamente o controle Nintendo Switch Pro por USB e Bluetooth, assim como o controle Steam, também por USB. O mesmo se aplica a smartphones, mas esse tipo de suporte é mais essencial para TVs, já que não há nenhum tipo de entrada por toque. Além disso, a versão para TVs também suporta o Auto Low Latency Mode (ALLM) com a especificação HDMI 2.1, que pode desligar o pós-processamento gráfico, reduzindo significativamente a latência. O Android 11 suporta também decodificação de mídia de baixa latência, um novo Tuner Framework e extensões para a implementação HAL de HDMI CEC.

A atualização foi lançada nesta terça-feira (22) para kits de desenvolvedor ADT-3, para que os desenvolvedores possam preparar seus aplicativos para outros dispositivos. Quanto à disponibilidade em aparelhos de consumo, a programação de atualização depende de cada fabricante, então você terá que entrar em contato com a fabricante de sua TV ou apenas esperar a chegada do Android 11.

Android 11 agora é oficial para Pixel, Xiaomi, Oppo e mais

No dia 8 de setembro, após meses de versões betas, o Android 11 finalmente foi lançado, e para mais dispositivos do que o esperado. Em vez de chegar inicialmente apenas para smartphones Pixel, do Google, sua empresa desenvolvedora, o sistema operacional também já pode ser baixado em celulares Xiaomi, OnePlus, Oppo e Realme.

Como é de praxe, o novo Android já está disponível para download nos smartphones Pixel 2, 3, 3a, 4 e 4a. A OnePlus, por sua vez, também confirmou que os celulares OnePlus 8 e 8 Pro na América do Norte, Europa e Índia receberam a atualização.

Via: XDA-Developers