De acordo com análises do portal 9to5Google, em breve o Google descontinuará as extensões pagas para seu navegador Chrome. O recurso já havia sido desativado temporariamente, mas a empresa agora planeja tornar a mudança permanente.

Com a novidade, desenvolvedores que usavam o Chrome para cobrar por suas extensões não poderão mais contar com o Google para isso. Em aviso, a empresa disse que “o ecossistema cresceu e os desenvolvedores agora têm muitas opções de manuseio de pagamentos disponíveis para eles”. Em outras palavras, eles terão que desenvolver outros tipos de produtos para vender aos usuários se quiserem lucrar.

Já há algum tempo que o Google desativou os recursos associados às extensões pagas. Prova disso é que os desenvolvedores não conseguem publicar novos produtos desse segmento desde março. Os próximos passos devem ser a desativação dos testes gratuitos, em dezembro, e a remoção das compras dessas extensões no aplicativo a partir de fevereiro do ano que vem.

Chrome agora permite guias separadas em celulares com duas telas

Com a expansão do mercado de celulares dobráveis, o Google lançou uma nova função para o Chrome, seu navegador para celulares. Uma das vantagens de utilizar computadores com mais de um monitor é a possibilidade de abrir abas diferentes em cada uma das telas, lado a lado, facilitando a multitarefa. Agora, é permitido abrir duas abas diferentes em ambas as telas de celulares dual-screen ou dobráveis. Antes, só era possível abrir uma aba e estende-la para a segunda tela.

publicidade

Como apurado também pelo portal 9to5Google, ao pressionar por alguns segundos algum link, a opção “abrir em uma nova janela” aparece junto de outros opções familiares como “abrir em uma nova guia” ou “abrir em guia anônima”. Conforme o esperado, as opções aparecem somente em celulares com duas telas.

Cada janela do Chrome agora tem sua própria lista de abas. Para mover algo de uma tela para outra, você precisa usar a opção “mover para outra janela”. Ao fechar ambas as janelas, suas abas voltam para uma única lista, o que significa que você precisa enviar individualmente as guias desejadas de volta para a outra tela. 

Via: Engadget