No início deste ano, a Microsoft confirmou seus planos para lançar o navegador Edge para o sistema operacional Linux. Agora, falta pouco para que a Microsoft anuncie uma versão para usuários baixarem para testar.

A Microsoft ainda não revelou quantos recursos encontrados no Edge para Windows e macOS estarão disponíveis no Edge para Linux, mas é provável que a maioria seja adaptada à nova versão.

publicidade

Ao desenvolver uma versão do Edge para Linux, a intenção da Microsoft é atrair cada vez mais usuários para o seu navegador, que se tornou, em abril de 2020, o segundo mais popular para desktop.

Reprodução

publicidade

O Linux é um dos principais sistemas operacionais para desktop. Imagem: Linux/Divulgação

Junto do anúncio sobre a nova versão do Edge, a Microsoft aproveitou para contar que está fazendo do modo Internet Explorer encontrado no Edge um recurso um pouco mais fácil de ser gerenciado para administradores de tecnologia da informação (TI).

publicidade

O intuito desse recurso é permitir que empresas possam utilizar sites antigos com mais segurança, sem terem que optar pelo próprio Internet Explorer, navegador que já não é atualizado há tempos e, consequentemente, que não fornece proteção aos usuários. Com isso, a Microsoft pretende se despedir completamente do Explorer em 2021, deixando para trás o suporte ao navegador em seus 11 aplicativos e serviços do Microsoft Office 365.

Para os interessados no Edge para Linux, a visualização da combinação estará disponível no site Edge Insider da Microsoft e no gerenciador de pacotes Linux ativo.

publicidade

Microsoft Edge vai encerrar suporte ao Flash Player em 2021

A Microsoft anunciou que encerrará o suporte ao Flash Player em seus navegadores a partir de janeiro de 2021. A decisão atende ao cronograma determinado em 2017 pela Adobe, que vai parar de atualizar e distribuir o plugin no dia 31 de dezembro deste ano. 

A remoção passa a valer oficialmente com o lançamento do Microsoft Edge v88, previsto para chegar ao Windows junto com o Chrome v88, que também abandonará o suporte ao Flash Player. Depois disso, o plugin será desabilitado por padrão tanto nos navegadores Edge (incluindo a versão Legacy) quanto no Internet Explorer 11.

Via: The Verge