EnglishPortugueseSpanish

TV antiga derruba banda larga de uma vila inteira

Redação 22 de setembro de 2020

Durante meses os moradores de Aberhosan, uma vila de 400 habitantes no País de Gales, sofreram com suas conexões de banda larga. Todos os dias, pontualmente às 7h, a rede ficava lenta ou caía.

Diagnósticos mostravam que tudo estava normal. Nem a troca de grande parte dos cabos que atendem a vila resolveu o problema. Michael Jones, um engenheiro local, decidiu pedir ajuda à OpenReach, que é responsável pela infraestrutura de conexão de lares e empresas à rede nacional de banda larga e telefonia do Reino Unido.

publicidade

Com um analisador de espectro, os profissionais descobriram que o problema era causado por um fenômeno conhecido como shine. Ele faz que interferência elétrica emitida por um aparelho afete o funcionamento de redes de banda larga.

E o ruído vinha de uma casa na vila. Todas as manhãs, às 7h, um morador ligava uma velha TV e a interferência produzida por ela derrubava a banda larga de toda a vila.

O morador ficou surpreso que sua velha TV fosse a causa dos problemas de banda larga de toda a vila, mas concordou em desligá-la e não usá-la novamente. Depois disso, a rede nunca mais apresentou falhas.