EnglishPortugueseSpanish

A Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, CEO da Amazon, cancelou o lançamento de um foguete New Shepard que partiria de sua base no oeste do Texas nesta quinta-feira (24). 

O lançamento estava programado para as 12h (horário de Brasília) desta quinta-feira, mas inicalmente foi adiado para as 13h40 devido à quantidade de nuvens sobre a região. Elas não representavam perigo para o foguete, mas segundo a empresa um dos experimentos a bordo exige “céu limpo” para coletar dados válidos.

publicidade

Entretanto, 30 minutos antes do novo horário programado a empresa cancelou o lançamento, citando um problema com a fonte de alimentação de um dos experimentos. Uma nova data ainda não foi informada.

Um dos equipamentos que seriam testados é um sensor de alunissagem que está sendo desenvolvido para a missão Artemis, da Nasa, que pretende levar astronautas novamente à Lua em 2024. Também estavam a bordo equipamentos como um novo sistema para cultivo de plantas aquáticas que poderão suplementar a dieta dos astronautas em missões de longa duração e um novo sistema de refrigeração para componentes eletrônicos de espaçonaves.

A missão marcaria o sétimo voo do foguete New Shepard, superando a marca anterior da SpaceX, com seis lançamentos de um de seus Falcon 9. Vale lembrar que o New Shepard e o Falcon 9 são diferentes: o foguete da Blue Origin foi projetado para voos suborbitais, enquanto o Falcon 9 é muito mais poderoso, capaz de colocar carga em várias posições em órbita da Terra e também de levar carga e tripulação à Estação Espacial Internacional.