O mercado de videogames ganhou um novo competidor, e é um nome de peso. A Amazon anunciou um novo serviço de jogos em nuvem chamado Luna, que permitirá acesso a jogos diretamente pela internet, sem precisar de hardware específico para isso.

O Luna poderá ser acessado em PCs, Macs, além dos dispositivos da própria Amazon, como o Fire TV. A empresa também cita compatibilidade com iPhones e iPads, o que é curioso, porque a Apple tem restrições rígidas que impedem aplicativos de cloud-gaming como o Stadia e o xCloud na App Store. A solução da Amazon são aplicativos web para o Luna. O Android será contemplado com um aplicativo em algum momento após o lançamento.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas em fase de acesso antecipado nos Estados Unidos. A empresa revelou o pacote Luna+, que está em fase de acesso antecipado e custará US$ 6 ao mês. O valor não deve se manter quando a empresa lançar o Luna de forma definitiva.

O Luna+ oferece acesso a um catálogo de jogos que pode ser acessado em dois dispositivos simultaneamente, podendo alcançar resolução 4K e taxa de 60 quadros por segundo via streaming. Nesta fase de acesso antecipado, a Amazon separou “Resident Evil 7”, “Control”, “Panzer Dragoon”, “A Plague Tale: Innocence”, “The Surge 2”, “Yooka-Laylee”, “The Impossible Lair and Iconoclasts”, “GRID”, “ABZU” e “Brothers: A Tale of Two Sons”.

publicidade

Reprodução

A Amazon também anunciou que o Luna terá outros canais de jogos, aos quais jogadores podem assinar. Um que já está confirmado é o da Ubisoft, que terão jogos como “Assassins Creed Valhalla”, “Far Cry 6” e “Immortals Fenyx Rising” no momento de seu lançamento, além de outros jogos mais antigos do catálogo da empresa.

A Amazon também anunciou algumas outras novidades relacionadas ao Luna. A Twitch será diretamente integrada ao serviço; jogadores podem assistir às transmissões e, se acharem interessante, poderão começar a jogar imediatamente.

Os games do Luna poderão ser jogados por teclado e mouse ou por controles Bluetooth de qualquer marca. No entanto, a empresa também revelou o Luna Controller, que se conecta diretamente à internet para minimizar latência e facilita, dispensando também a necessidade de sincronização com o dispositivo, e é equipado com a assistente Alexa.

A Amazon confirmou que ainda não há planos ou previsões para trazer o Luna ao Brasil até o momento.