

Em meio às duras críticas que vem recebendo pelas suas práticas implementadas na App Store, a Apple mostrou nesta quinta-feira (24) o novo visual de boa parte de suas páginas na internet. Embora a empresa não reconheça isso de forma oficial, essa “repaginada” parece ser uma resposta a recentes esforços que ambicionam fazer com que a “Maçã” revise algumas de suas operações, como a cobrança de taxa em cima do faturamento de apps hospedados na sua loja virtual.
Por ora, as alterações estão visíveis apenas nas páginas da empresa nos EUA, enquanto o Brasil segue apresentando os produtos mais recentes lançados pela Apple. Começando pela página principal, a Apple posicionou um enorme banner que ocupa toda a primeira rolagem da tela, direcionando o usuário a uma página interna sobre a App Store. Esta, por sua vez, conta com uma introdução em texto que ressalta a confiabilidade da loja, além de oferecer alguns números:
Imagem: Captura/Apple/Olhar Digital
Imagem: Reprodução/Apple/Olhar Digital
“Por mais de uma década, a App Store tem provado ser um lugar seguro e confiável para descobrir e baixar aplicativos. Mas a App Store é mais do que uma simples loja — é um destino inovador focado em levar você a experiências espetaculares. E uma grande parte disso é assegurar que os apps que oferecemos estejam dentro dos mais altos padrões de privacidade, segurança e conteúdo. Porque nós oferecemos quase dois bilhões de aplicativos — e queremos que você se sinta bem para usar cada um deles.”
Já a página para desenvolvedores traz o mesmo visual da nova App Store, mas com uma mensagem em texto diferente, ressaltando a ideia de que a Apple está sempre presente para auxiliar o criador de aplicações, além de novamente bater na tecla da privacidade e segurança:
“A Apple tem o compromisso de ajudar desenvolvedores a transformar suas mais brilhantes ideias em aplicativos que mudem o mundo. É por isso que a App Store ajuda você do começo ao fim — a construir, testar, promover e distribuir seus produtos e ampliar seus negócios. O nosso marketplace é seguro, confiável e acessível — conectando você a 1,5 bilhão de dispositivos em 175 regiões. A App Store e você: juntos a cada passo do caminho.
Mais de uma década de confiança e sucesso. Em 12 anos, a App Store crescer de 500 para 1,8 milhão de apps — todos revisados para obedecerem aos nossos rigorosos padrões de privacidade, segurança e conteúdo. Por todo esse caminho, nós levamos aos desenvolvedores as ferramentas mais avançadas e o suporte de ponta a ponta que eles precisavam. Assim, eles puderam continuar fazendo os apps que mudam como as pessoas trabalham, jogam, se encontram, aprendem, viajam e vivem suas vidas.”
Imagem: Reprodução/Apple/Olhar Digital
Outras atualizações das páginas falam em mais de 150 mil aplicativos rejeitados somente em 2019 por não obedecerem aos requisitos de privacidade da Apple.
Apesar das mensagens de protagonismo e tratamento igualitário, a Apple pode ter dificuldade com esse posicionamento junto ao público: é de conhecimento geral que a empresa de Cupertino concede benefícios específicos a grandes desenvolvedores, como é o caso da Amazon. O Prime Video paga apenas metade da taxa de comissão cobrada pela Apple graças a um acordo firmado entre o CEO do grupo Amazon (Jeff Bezos) e o vice-presidente sênior de serviços e produtos de internet da Apple (Eddy Cue).
Todas essas alterações vieram após uma série de empresas se juntarem para formar a “Coalition for App Fairness”, um grupo de grandes desenvolvedoras que já tiveram alguma dor de cabeça com a Apple em relação às suas práticas com a App Store. A grosso modo, a coalizão acusa a empresa chefiada por Tim Cook de artificialmente inflar preços de certas aplicações para o consumidor ao cobrar uma taxa de 30% de comissão em cima do faturamento de cada aplicativo. Essa mesma briga resultou no banimento do jogo Fortnite da App Store, no início de agosto.
Fonte: 9to5Mac