O Facebook anunciou que a Apple concordou em processar as compras online durante eventos pagos na plataforma pelo ‘Facebook Pay‘. Isto significa que a taxa de 30% sobre valores processados pela empresa na App Store não será aplicada, neste caso, até 31 de dezembro.

A informação foi dada por um porta-voz do Facebook que informou, também, que o Facebook não cobrará taxas de empresas e criadores até agosto de 2021. “A Apple concordou em fornecer um breve intervalo de três meses, e após isso as empresas em dificuldade terão que, mais uma vez, pagar o imposto total de 30% da App Store”, diz o comunicado.

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A taxa de 30% em cima de valores processados pela Apple na App Store nos aplicativos e serviços ganhou o mundo nas últimas semanas. Inicialmente, o caso ganhou o noticiário após a Epic Games tentar processar os pagamentos do jogo ‘Fortnite‘ fora da App Store. A Apple, então, removeu o jogo da loja e puniu a Epic com base na política de uso da loja. O caso tem sido tratado na justiça norte-americana.

Facebook e Apple também discutiram a política sobre taxas da App Store no último mês. Usando o novo recurso da plataforma, empresas e criadores podem cobrar por eventos online. Agora, a decisão da Apple é positiva para quem já pretende criar os eventos na rede social sem ter nenhum custo sobre os ganhos – pelo menos até o final do ano.

FB Gaming fica de fora

Facebook/Reprodução

Compras em eventos online do Facebook serão processadas no Facebook Pay. Portanto, até 31 de dezembro, não pagarão taxas à Apple. Imagem: Facebook/Reprodução.

A mudança, entretanto, não é aplicada para criadores que utilizam o serviço ‘Facebook Gaming’. Assim, a taxa de 30% em relação aos ganhos gerados pelo aplicativo no iOS continuará sendo aplicada.

Vivek Sharma, vice-presidente do Facebook Gaming, comentou que a empresa teve “que fazer essa concessão para obter o adiamento temporário [da cobrança da taxa] para outras empresas”.

“A decisão da Apple de não cobrar seu imposto de 30% sobre eventos online pagos vem com um problema: os criadores de conteúdo de jogos são excluídos do uso do Facebook Pay em eventos online pagos no iOS”, disse Sharma.

Na quinta-feira (24), empresas como Epic, Spotify e Match Group, dona do Tinder, criaram a ‘Coalition for App Fairness’. A organização sem fins lucrativos planeja defender ações legais e regulatórias sobre as práticas da Apple na App Store.

Via: Engadget