O surpreendente sucesso de “Among Us“, game para PC e celular desenvolvido pela InnerSloth, foi uma das maiores histórias da Twitch este ano: no mês passado, as horas assistidas do jogo na plataforma subiram 650%. Sua popularidade foi tão repentina que os desenvolvedores suspenderam o desenvolvimento de “Among Us 2” para focarem mais no primeiro jogo.

Porém, o sucesso de um jogo online impulsiona outros serviços junto com ele. O campeão da vez foi o Discord, aplicativo para conversas em chat ou voz entre os jogadores. “Discord tem atingido um novo recorde de downloads de aplicativos móveis todos os dias desde 5 de setembro”, afirmou Adam Blacker, da Apptopia. Em números absolutos, isso é cerca de 800 mil downloads por dia.

O motivo pelo qual a popularidade de “Among Us” e o crescimento do Discord estão ligados é bastante simples: o jogo funciona muito melhor quando os jogadores podem conversar entre si.

Reprodução

publicidade

Pandemia impulsionou seu uso, mas a popularidade repentina de “Among Us” fez com que o Discord quebrasse recordes de downloads. Imagem: Reprodução/Apptopia

Funciona basicamente assim: uma equipe de até dez pessoas deve realizar tarefas em uma nave espacial, como consertar a fiação ou reativar os escudos, até completar a barra de progresso. Porém, um desses tripulantes (entre um e três, para ser mais exato) é um impostor. A tarefa do impostor é sabotar o progresso dos tripulantes e matar todos eles sem ser descoberto. Todos os navegantes podem reportar um corpo ao encontrá-lo, ou então convocar uma reunião de emergência. Em ambos os casos, eles podem discutir suas suspeitas e votar naquele que acreditam ser o impostor. O jogador com mais votos é ejetado da nave e perde a rodada.

O jogo é multiplataforma, e você deve conversar com seus companheiros de equipe para identificar os impostores. O próprio jogo possui uma janela para os jogadores interagirem e conversarem, mas as decisões têm de ser tomadas em um período limitado. Por isso, discutir por voz é muito mais eficiente, e é aí que entra o Discord.

Além disso, o Discord se integra muito bem à Twitch, permitindo que os jogadores transmitam suas partidas online para quem estiver disposto a assistir. Streamers famosos já adotaram o game, que agora é transmitido para milhares de pessoas ao redor do mundo.

Via: The Verge