Um dos maiores desafios em caso de desastres naturais é levar energia para o local. O Japão, porém, encontrou uma solução para isso em parceria com a Nissan. A montadora desenvolveu o Re-Leaf, um protótipo adaptado do Leaf. Em caso de emergência, ele pode ser usado como uma fonte de energia totalmente móvel.

O Re-Leaf possui diversas tomadas em seu exterior. Elas são capazes de alimentar dispositivos de 110V a 230V usando a bateria de íon de lítio do carro. Com o carro, é possível, por exemplo, alimentar um martelo elétrico, equipamentos de uma UTI ou um holofote de LED. Além disso, com a bateria totalmente carregada, o veículo é capaz de alimentar uma casa média por até seis dias.

O veículo também possui algumas modificações em sua estrutura. Isso foi feito para que ele possa chegar a lugares mais comprometidos, atravessando escombros. O Re-Leaf possui uma altura elevada, proteção no piso e pneus adaptados para todos os terrenos. Também há uma mesa removível e um monitor no porta-malas, além de um espaço para carga no banco de trás.

publicidade

A Nissan utiliza o veículo para fornecer energia e transporte de emergência desde 2011 no Japão. “Conceitos como o Re-Leaf mostram a possível aplicação de veículos elétricos no gerenciamento de desastres e demonstram que uma tecnologia mais inteligente e mais limpa pode ajudar a salvar vidas e fornecer grande resiliência para o futuro”, afirmou Helen Perry, executiva da montadora.

Nissan lança SUV elétrico com 485 km de autonomia

A montadora japonesa Nissan anunciou o lançamento de seu mais novo modelo elétrico; o Ariya. O SUV conta com 389 cavalos de potência e design futurista.

A marca vai trazer duas opções de motor ao consumidor: uma versão com apenas um motor elétrico de 217 cavalos de potência e uma segunda com dois motores elétricos que, trabalhando em conjunto, vão oferecer uma potência combinada de quase 400 cavalos. Esta segunda versão ainda vai contar com tração nas quatro rodas. A montadora diz que o Ariya vai de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos.

Via: Engadget