A empresa chinesa Coyote garante que sua máquina de testes para a Covid-19 fornece resultados – mais confiáveis do que os kits caseiros – em até 30 minutos.  O Flash 20 “é atualmente a máquina mais rápida do mundo para testes de PCR do novo coronavírus”, afirma a fundadora da companhia, Sabrina Li.

Os testes RT-PCR (sigla em inglês para “transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase”) são os mais demorados, mas também mais confiável. É considerado o “padrão-ouro” na testagem de pacientes por Covid-19.

A máquina está sendo usada em hospitais e aeroportos da China, e pode processar quatro amostras de uma vez. O Flash 20 foi certificado pela União Europeia e pela Austrália, e a Coyote está buscando um status semelhante dos Estados Unidos e da Organização Mundial da Saúde.

O know-how da empresa vem de experiências anteriores com surtos de doenças. “A epidemia de SARS de 2003-2004 sacudiu o setor de biotecnologia da China e levou a uma grande reorganização na forma como a indústria funciona”, explicou Zang Yuepeng, gerente técnico da Coyote e responsável pelo Flash 20, em entrevista à AFP.

publicidade

Entre fevereiro e julho, mais de 500 mil testes foram realizados na China pelas autoridades usando o Flash 20, e os resultados foram 97% iguais aos retornados por testes convencionais de PCR em um laboratório. Atualmente, a empresa pode produzir apenas 500 unidades da máquina (que tem o tamanho de uma impressora) por mês, mas espera dobrar esse número até o fim do ano.

Via: AFP (MedicalExpress)