No início do mês, a Apple abriu as portas para serviços de streaming de jogos em seus dispositivos. No entanto, ainda não é possível usá-los. Pelo menos não de forma oficial. Isso porque usuários do Reddit testam alternativas para usar o Google Stadia em iPhones há muito tempo, e parece que eles conseguiram encontrar uma solução.

Zachary Knox, conhecido na rede social por zmknox, utilizou um aplicativo de navegador chamado Stadium, disponível gratuitamente na App Store, para isso. Depois, inseriu algumas configurações e autenticou com sua conta Google. Ao fazer isso, sempre que o app for aberto, a página destino será a do Stadia. Outro usuário, conhecido por GrayBayPlay divulgou bases para que seja possível utilizar um controlador externo em um aplicativo em tela cheia. Tanto o controle do Xbox One quanto do PS4 são compatíveis.

publicidade

O portal Engadget testou os caminhos dados e, segundo eles, o processo funciona “bem o suficiente”. Ao jogar uma missão multiplayer em Marvel’s Avengers, não teve nenhum atraso perceptível, por exemplo.

Reprodução

Usuários do Reddit conseguem usar Stadia em iPhone. Via: Divulgação

Ainda não está claro, porém, quando o Stadia e o XCloud, da Microsoft, vão chegar oficialmente em dispositivos iOS. Enquanto isso, a Amazon afirmou que o Luna será executado como um aplicativo de web progressivo.

App Store muda diretrizes

A Apple abriu o caminho para que os jogos dos serviços de streaming Google Stadia e Microsoft xCloud ficassem disponíveis na App Store, em 11 de setembro, após rever as diretrizes do app de vendas. No entanto, apesar de permitidos, eles terão que seguir algumas regras.

Os streamings de jogos devem seguir algumas regras impostas pela empresa de Cupertino. Uma delas é que os jogos oferecidos por cada serviço deverão ser baixados diretamente da App Store, não de um aplicativo independente.

Os desenvolvedores até podem criar uma espécie de “aplicativo de catálogo” de jogos dedicados ao Stadia ou xCloud, por exemplo, mas o app de catálogo deve ser vinculado a uma página de produto individual que vai ser carregada direto na App Store.

Via: Engadget