O lançamento da Crew-1, primeira missão tripulada operacional da cápsula Crew Dragon, finalmente ganhou uma data oficial: 31 de outubro, sábado, às 2h40 da manhã (3h40 no horário de Brasília). O veículo levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), consolidando a parceria comercial entre a Nasa e a SpaceX.

O plano inicial era lançar a missão uma semana mais cedo, em 23 de outubro, mas a data era próxima à de uma operação com a nave russa Soyuz, que vai visitar a ISS entre os dias 14 e 21.

Na avaliação da Nasa, é prudente dar alguns dias a mais para que as equipes, tanto em terra quanto a bordo da estação, realizem os ajustes necessários entre uma missão e outra.

“Este tempo adicional é conveniente para garantir a conclusão de todos os trabalhos em aberto antes da chegada da Crew-1, e é também uma oportunidade para conduzir testes adicionais para isolar vazamentos na estação, se necessário”, afirmou a agência.

publicidade

Reprodução

Missão Crew-1 levará três astronautas americanos e um japonês à ISS em 31 de outubro. Imagem: Nasa

A cápsula que será utilizada na missão foi entregue pela SpaceX em agosto, e passa pelos últimos preparativos na estação do Cabo Canaveral, na Flórida. No mesmo mês, o mundo assistiu ao retorno bem-sucedido da missão de teste Demo-2, que era a última etapa necessária para certificar o veículo.

Agora, a Crew Dragon carrega consigo a responsabilidade de um feito histórico: levar, pela primeira vez, uma tripulação internacional a bordo de um foguete comercial americano para uma missão da Nasa. 

Os astronautas americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, bem como o japonês Soichi Noguchi, foram os escolhidos para ocupar os assentos da espaçonave. Eles passarão seis meses conduzindo um estudo científico no laboratório orbital da ISS.

Uma segunda missão tripulada com a cápsula, a Crew-2, também já está nos planos, e deve partir com outros quatro astronautas em 2021. 

Via: Nasa