O app de videochamadas Google Meet ganhou uma atualização nos smartphones, trazendo o cancelamento de ruídos de ambiente. Por meio desse update, a plataforma agora pode eliminar sons como digitação no teclado ou de construção civil nas imediações, além de portas abrindo ou fechando. Entretanto, vozes de outros dispositivos – como TVs e rádio – ou de pessoas falando nas proximidades ainda seguem atravessando a sua experiência.

O funcionamento da ferramenta é bastante simples: o app é configurado para filtrar e identificar sons que não pareçam vozes ou que não formem palavras reconhecíveis, e atua em sua redução ou eliminação sempre que possível.

Reprodução

Cancelamento de ruídos, que já era presente na versão desktop do Google Meet, agora chega para dispositivos Android e iOS. Imagem:Google/Divulgação

publicidade

Esse recurso já estava disponível na versão para desktops do aplicativo há alguns meses, e agora chega aos smartphones e tablets a fim de oferecer uma experiência mais sinérgica. A nova função fica desativada por padrão, exigindo que você a acione pelas configurações da chamada. Isso porque, em algumas chamadas, sons diferentes da voz podem ser uma peça importante da interação, como o uso de instrumentos musicais. Neste caso, ter a função acionada pode atrapalhar a interação, então o Google recomenda deixá-la desativada.

O cancelamento de ruídos já se encontra disponível para o uso singular do aplicativo, em todas as esferas de uso – do gratuito ao usuário pagante. Nos próximos dias, usuários do plano empresarial do G Suite (Enterprise) ou da plataforma G Suite Enterprise for Education também receberão a atualização. Ficam de fora dela, porém, usuários do plano básico do G Suite, G Suite for Education e G Suite Business. Recentemente, o Google confirmou que alguns recursos atualmente disponíveis para usuários gratuitos também serão restritos a partir de 30/9.

A medida vem para adicionar mais “tempero” à rivalidade do Meet com o Zoom: o app da empresa homônima teve um começo bastante conturbado, porém vem implementando novidades que incomodam seus competidores, como modo de baixa luz e inserção de planos de fundo customizados.

Fonte: Engadget