EnglishPortugueseSpanish

O jogo ‘Amnesia: The Dark Descent‘, um dos mais populares títulos de terror da última década, teve seu código liberado para download na internet. O objetivo é que desenvolvedores de ‘mods’ e iniciantes na produção de games possam conhecer melhor a estrutura do game.

De acordo com a produtora oficial do jogo, a disponibilidade do código não quer dizer necessariamente que ele está disponível para ser jogado de graça. “O jogo e todo o seu conteúdo ainda são de propriedade da Frictional Games. Significa apenas que as pessoas são livres para usar a fonte como quiserem, desde que sigam a licença GPL3”, afirmou o estúdio em nota.

publicidade

A liberação do código do jogo lançado em 2010 para PC tem é também um grande estímulo para a comunidade de modificadores que existe na série. Ao longo dos últimos anos, diversos ‘mods’ foram criados para o game, o que o deixou ainda mais popular com o passar do tempo, se tornando uma referência para os fãs de terror.

Reprodução

Game ‘Amnesia: The Dark Descent’ se tornou open source. Imagem: Frictional Games/Divulgação

Já a licença GPL, mencionada pelo estúdio em sua nota, libera modificações e produções feitas sobre um software livre, mas salienta que a comercialização deste produto não é permitida pelo dono do código. 

Aquecendo a comunidade de ‘mods’

A Frictional Games reforçou em nota a importância que os criadores de ‘mods’ possuem para a história da série Amnesia. “A comunidade de ‘modding’ tem sido incrivelmente criativa ao longo dos anos e será divertido ver o que ela pode fazer com o código-fonte completo à sua disposição”, disse o estúdio.

Há também o aspecto mercadológico, que esquenta a demanda por um jogo com mais de uma década, desde seu lançamento oficial. É comum que games com este perfil sejam adotados pela comunidade de modificação, criando mapas e fases alternativas para o entretenimento dos fãs.

A sequência oficial do jogo, ‘A machine for pigs’, que também é derivada de um ‘mod’, teve seu código revelado para o público. O esforço da Frictional Games também é movido pelo próximo lançamento da série, ‘Amnesia: Rebirth’, marcado para o dia 20 de outubro.

Fonte: Engadget