A Nasa adiou o lançamento da missão NG-14 Cygnus, que partiria hoje às 23h27 (horário de Brasília) do Mid-Atlantic Regional Spaceport (MARS) na ilha Wallops, no estado norte-americano da Virginia.

Segundo a agência, o motivo foi o mau tempo previsto para o local no momento do lançamento, mas tanto o foguete Antares quanto a espaçonave de carga estão “saudáveis”. A nova data é quinta-feira (1), às 22h38 (horário do Brasil) com transmissão ao vivo no canal Nasa TV no YouTube.

A missão NG-14 Cygnus levará três toneladas de carga à Estação Espacial Internacional (ISS), entre eles um novo banheiro, projetado ao custo de US$ 23 milhões (cerca de US$ 130 milhões). Chamado de Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos (UWMS, do inglês ‘Universal Waste Management System’), ele é 65% menor e 40% mais leve do que o modelo utilizado atualmente.

publicidade

Um dos destaques no novo modelo é que ele foi “otimizado para a tripulação feminina”. De acordo com Melissa McKinley, gerente do projeto de Redução Logística de Sistemas de Exploração Avançada da Nasa, a agência passou “muito tempo trabalhando com os membros da tripulação” para tornar o uso do sanitário mais cômodo.

O novo banheiro foi construído pensando em ser integrado em diferentes naves espaciais. Tanto que uma segunda unidade será instalada na espaçonave Orion no teste de voo Artemis II, parte do programa espacial Artemis, que pretende levar novamente astronautas à Lua em 2024.

Assim como modelos anteriores, o UWMS tem um sistema regenerativo que recicla a água para uso posterior. Segundo a astronauta Jessica Meir, a tripulação recicla “cerca de 90% de todos os líquidos à base de água na estação espacial, incluindo urina e suor”. A ideia da Nasa é reciclar cerca de 98%.

Fonte: Northrop Grumman. Foto: Nasa Johnson Space Center / CC-BY-NC 2.0