Imagine poder interagir com seus personagens favoritos enquanto brinca? Essa é a proposta da ação “Agora é Hora de Brincar”, desenvolvida em parceria pela Disney e Avellar Media para o Dia das Crianças.

A ação consiste em três histórias interativas que os pequenos podem acessar invocando o Google Assistente ou Amazon Alexa. “O Medalhão Perdido” tem Anna, Elsa, Olaf e Sven, de Frozen, e Ariel, de “A Pequena Sereia”. “Caça ao Tesouro” traz Mickey e personagens de Toy Story como Woody e Buzz Lightyear. Já “Universo de Aventuras” mistura super-heróis da Marvel, como o Homem-Aranha e o Homem de Ferro, com o vilão Darth Vader de Star Wars.

Para ouvir uma história basta ter um smartphoone ou aparelho com o Google Assistente ou Alexa instalados e invocar o assistente com “OK Google, falar com” ou “Alexa, Iniciar”, seguido do nome da história. Por exemplo, “OK Google, falar com O Medalhão Perdido”.

Reprodução

publicidade

Além de celulares, alto-falantes inteligentes como o Google Home Mini também podem ser usados para acessar as histórias.

As histórias usam as vozes oficiais das personagens no Brasil, e cada uma tem vários pontos de decisão, onde a criança escolhe o rumo com sua própria voz. A ideia é que elas acompanhem a história enquanto brincam com seus brinquedos, gerando uma interação entre o mundo real e o faz-de-conta maior do que se estivessem passivamente acompanhando um app na tela de um celular.

Segundo Conrado Caon, CTO da Avellar Media, que desenvolveu a ação, são ao todo 68 roteiros possíveis. Tudo foi desenvolvido ao longo de seis semanas, da concepção à certificação. A ação é exclusiva para o mercado brasileiro, mas a Disney não descarta a possibilidade de levar o conceito a outros países caso haja interesse.

Para divulgação, a Disney fará uma live em seu site no dia 3 de outubro às 17h, com os influenciadores Gato Galático e Bianca Alencar, que segundo a empresa irão “ensinar toda a família a usar essa nova tecnologia, dando dicas de brincadeiras e outras atividades que as crianças podem realizar enquanto ouvem as histórias de seus personagens preferidos”.

As histórias já estão no ar e inicialmente ficarão disponíveis até o dia 29 de outubro, período que pode ser ampliado de acordo com o interesse do público.