Robôs de serviços de saúde, processos industriais automatizados, cidades inteligentes e toda uma gama de produtos que utilizam a internet das coisas (IoT), estão na mira da Intel. A empresa deu, na última quarta-feira (23), detalhes sobre o desempenho de sua 11ª geração de processadores e revelou sua expectativa em atingir um tipo de mercado que busca recursos personalizados para cenários com computação de ponta. 

Segundo comunicado feito pela companhia, produtos como Atom x6000E Series, Pentium, Celeron N e J Series trarão para consumidores de alta tecnologia uma segurança baseada em inteligência artificial, segurança funcional e recursos que funcionam em tempo real. A expectativa da Intel é que o mercado de ponta seja uma oportunidade de US$ 65 bilhões em silício até 2024 (cerca de R$ 368 bilhões, em conversão atual). 

publicidade

Reprodução

Atom x6000E Series, Pentium, Celeron N e o J Series oferecem gráficos quase três vezes melhores que a geração anterior. Imagem: Intel/Divulgação

publicidade

Maior processamento para IoT

Os quatro processadores da 11ª geração seriam uma opção aprimorada para aplicações que utilizam a IoT e que precisam de processamento em alta velocidade, visão computacional e baixa latência. A companhia garante que seus novos produtos trazem um ganho de desempenho de até 23% em cargas de trabalho de encadeamento único e de 19% nas de multi-encadeamento.

Tanto o Atom x6000E Series, Pentium, Celeron N e o J Series oferecem gráficos quase três vezes melhores que a geração anterior, um mecanismo de descarregamento em tempo real dedicado,  armazenamento aprimorado, além do Intel Programmable Services Engine, com gerenciamento de dispositivos remotos dentro e fora da banda. Eles também suportam componentes de rede sensíveis de 2,5 GbE e resoluções de até 4K a 60 quadros por segundo, mais de três monitores e segurança baseada em hardware integrado.

publicidade

De acordo com a Intel, isso é possível graças a combinação das melhorias do processo SuperFin da 11ª Geração com diversos aprimoramentos arquitetônicos e otimizações no software OpenVINO, que trouxeram inferências 50% mais rápidas, por segundo, em comparação ao processador anterior, da 8ª geração. Os testes foram feitos usando o modo CPU, mas também há resultados que mostram interferências até 90% mais rápidas utilizando o modo acelerado por GPU. 

Parcerias

Até o momento, a Intel afirma ter mais de 1.200 parceiros, incluindo empresas como Accenture, Bosch, ExxonMobil, Philips, Verizon e ViewSonic. Juntas, as companhias teriam mais de 15 mil implantações para clientes finais.

publicidade

A fabricante de processadores também garantiu ter pelo menos 90 outras empresas parceiras comprometidas em fornecer soluções para sua 11ª geração e mais 100 contratadas para o Intel Atom x6000E Series, Pentium, Celeron N e J Series.

 

Fonte: VentureBeat