Quem se lembra da HTC? A empresa já foi uma das maiores fabricantes de smartphones no mundo, chegando a ter 24% do mercado nos EUA em 2011, e foi a primeira a lançar um smartphone Android, o HTC G1.

Entretanto, devido à competição acirrada da Apple e Samsung, as vendas da empresa caíram vertiginosamente ao longo dos anos. Em 2017 o Google adquiriu por US$ 1,1 bilhão os contratos de 2 mil funcionários que trabalhavam na equipe de design e desenvolvimento da empresa, além de licenças não exclusivas de patentes relacionadas a smartphones. Em 2018 a empresa anunciou que iria focar seus esforços em “realidade virtual”, com o headset Vive, e na internet das coisas

Mas parece que a empresa ainda tem olhos para o mercado de smartphones. Uma patente registrada em 1º de janeiro de 2019, mas publicada só no dia 20 de agosto deste ano, mostra um conceito de smartphone dobrável com um display externo, ou seja, que ainda fica acessível (na frente e nas costas do aparelho) mesmo quando dobrado, ideia similar à do Huawei Mate X.

Reprodução

publicidade

A patente foca mais no mecanismo da dobradiça, que se sobressai na lateral, do que no aparelho em si. O documento menciona que o mecanismo precisa assegurar que a tela não seja esticada excessivamente ao dobrar, e também evitar a formação de vincos na tela, algo que acontece nos dobráveis atuais. As imagens que ilustram este artigo foram produzidas pelo site Let’s Go Digital, com base nas informações na patente.

Lembramos que uma patente não significa que um produto esteja em desenvolvimento ou que será lançado. Empresas patenteiam ideias a todo momento, seja porque poderão ser úteis no futuro ou para que concorrentes não possam usá-las.

Ainda assim, a HTC lançou em junho seu primeiro smartphone 5G, o U20, bem como um aparelho de entrada, o Desire 20 Pro, então uma nova investida no segmento de smartphones é possível. E que produto melhor para chamar a atenção dos consumidores, e da imprensa, do que um smartphone dobrável?

Fonte: Let’s Go Digital