Quem tem ou já teve um aparelho com pouco armazenamento disponível sabe: o WhatsApp é um dos aplicativos que mais ocupam espaço no celular. Por lá, chegam áudios, vídeos, fotos e mensagens de texto. E tudo isso tudo fica acumulado na memória do aparelho.

Mas… parece que vem notícia boa por aí. O WhatsApp está trabalhando numa interface mais detalhada que promete exibir o peso dos arquivos. E isso certamente vai ajudar os usuários a decidir o que vale a pena excluir.

Ao que parece, o time do WhatsApp vai usar o mesmo estilo de exibição de informações usado pela Apple, nos ajustes do iOS. Além de mostrar o espaço ocupado pelos dados do WhatsApp, vai dar para saber quanto ainda resta de armazenamento no seu celular.

Além desse novo jeito de exibir as informações, o aplicativo vai implantar também uma seção ‘Limpeza sugerida’. A ideia é mostrar quais arquivos pesam mais e importam menos. Na lista dos que importam menos estarão, por exemplo, as imagens e os vídeos encaminhados, que agora ficam todos no mesmo lugar e podem ser excluídos de uma só vez. Além desta seção o WhatsApp terá uma lista com todos os chats que estão ocupando mais espaço no seu celular. 

A nova interface começou a ser testada na ontem, e, por isso, ainda deve levar algum tempo para chegar a todos os usuários da versão beta. Assim que estiver liberada, você fica sabendo primeiro aqui, no Olhar Digital, é claro.