A Nokia lançou uma solução de automação “inédita no mundo” que faz o fatiamento de redes 4G e 5G. De acordo com a empresa, o produto é indicado para fornecedores que buscam diminuir os custos atrelados a esse processo, que aumenta a capacidade das redes.

“A Nokia é a primeira empresa a oferecer fatiamento em redes LTE e 5G em um ambiente de rede de vários fornecedores”, disse Sasa Nijemcevic, chefe da unidade de Automação de Redes da Nokia. “Ao adicionar recursos de automação extrema, estamos oferecendo às operadoras uma solução única e modular que as ajuda a fornecer uma nova variedade de serviços em velocidades sem precedente”, completou.

Para quem não está familiarizado com o termo, o fatiamento de rede consiste em permitir a definição de parâmetros diferentes para uma mesma rede móvel a fim de otimizá-la. Recursos da rede são alocados de acordo com os parâmetros de velocidade, latência, largura de banda, segurança e tipo de aplicação de cada usuário.

Reprodução

publicidade

O número de usuários do 5G dobrou no segundo trimestre de 2020. Imagem: Lisic/Shutterstock

A empresa afirmou que a solução aproveita a funcionalidade de outro produto da própria Nokia que já fazia o fatiamento de ponta a ponta em redes 4G e 5G NR (New Radio), mas não de forma automatizada. Além disso, a solução utiliza o software Digital Operations Center nativo da nuvem da Nokia, um produto que “fornece um processo seguro e totalmente automatizado para projetar, implantar e operar fatias de rede em escala em ambientes de vários fornecedores, domínios e tecnologias”.

A solução também foi reforçada com recursos de automação que, segundo a Nokia, “oferece às operadoras uma solução incomparável para implantar fatias de rede em minutos em vez de horas ou dias”, algo que é bem-vindo para atender à crescente demanda por serviços móveis de alta velocidade – neste caso, o 5G.

As primeiras entregas da nova solução da Nokia estão previstas já para o fim de 2020.

Via: ZDNet