A Tesla, montadora norte-americana de carros elétricos, está adquirindo a ATS Automation, fabricante alemã de linhas de montagem de baterias. A aquisição vem ao encontro do objetivo da empresa de Elon Musk de implantar sua própria capacidade de fabricação de células de bateria. A ATS, atualmente, fornece o componente para outras grandes companhias, como a BMW e Mercedes-Benz.

De acordo com relatórios alemães, incluindo os da The European e da Wirtschaftskurier, a Tesla já está comprando a subsidiaria do grupo ATW Assembly & Test – Europe GmbH. O negócio pode ter sido influenciado pelos problemas financeiros apresentados pela empresa da Alemanha, que inclusive teve seu nome envolvido em boatos de fechamento das portas justamente por causa destas barreiras.

Reprodução

A montadora de carros elétricos Tesla tem mostrado interesse e investido para implantar sua própria linha de baterias. Créditos: Sheila Fitzgerald/Shutterstock

publicidade

Outro fator que pode ter ajudado na firmação do acordo é a localização da ATS. A empresa fica na cidade de Neuwied, Alemanha, sendo que a Tesla Grohmann Automation está situada em Prüm, no mesmo país da ATS. A distância entre as companhias pode ser resumida em apenas uma hora de carro.

Cabe ainda lembrar que nos últimos anos, a empresa do bilionário Elon Musk promoveu uma onda de compras de empresas, todas do setor de engenharia e construção de máquinas para manufatura. Exemplo disso foi a aquisição da Hibar Systems e Compass Automation.

Baterias da LG

A Tesla parece mesmo gostar de investir e se envolver quando o assunto são baterias. Isto porque a empresa mostrou interesse em adquirir uma participação nos negócios de bateria da LG, uma de suas fornecedoras. Segundo uma fonte anônima da agência de notícias sul-coreana The Korea Times, “especificamente, a Tesla está explorando assumir uma participação de até 10% na LG Energy Solution”.

Outra fonte, porém, diz que a ideia ainda está no início. “É muito cedo para dizer que há um plano real para adquirir uma participação”, disse.  Atualmente, o principal parceiro da Tesla na produção de baterias para seus veículos é a Panasonic.

Via: Electreck