A SpaceX vai lançar e pousar dois foguetes Falcon 9 em missões diferentes em menos de 12 horas. Ambos partirão do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e pousarão nas balsas autônomas “Of Course I Still Love You” e “Just Read the Instructions” no Oceano Atlântico.

O primeiro lançamento será de um satélite GPS de terceira geração para a Força Aérea dos EUA. Esta missão foi adiada devido a dois adiamentos no lançamento do foguete Delta IV Heavy, da United Launch Alliance (ULA) com a missão NROL-44 em 29 e 30 de setembro. A decolagem a missão GPS III SV04 está prevista para as 22h43 desta sexta-feira (2), com transmissão ao vivo do Olhar Digital no Facebook, no YouTube, no Instagram e no LinkedIn.

publicidade

A segunda missão é a Starlink 12, o 13º lançamento da constelação Starlink, que já foi adiado quatro vezes: devido ao mau tempo em 17 de setembro, por motivo não especificado em 27 de setembro, por mau tempo em 29 de setembro e por problema com sistemas em solo na quinta-feira (1). A decolagem está programada para as 9h34 da manhã deste sábado, 3 de outubro.

Reprodução

A proximidade das missões criou uma bela cena: dois foguetes Falcon 9 lado a lado em plataformas de lançamento (LC – Launch Complex) no Centro Espacial Kennedy. Na imagem acima, feita pela SpaceX, vemos o GPS III SV04 na LC40, e ao fundo o Starlink 12 na LC39.

Ambas as missões tem trajetórias parecidas e, teoricamente, poderiam ser lançadas quase que simultaneamente se a SpaceX fizesse um pouso em terra e outro no mar. Entretanto, o desempenho exigido dos foguetes para colocar suas cargas em órbita exige que ambos pousem em balsas autônomas.

Além das balsas, os navios GO Ms. Tree e GO Ms. Chief tentarão recuperar ambas as metades da carenagem de ao menos uma das missões. As peças, avaliadas em US$ 6 milhões, protegem a carga na ponta do foguete, e podem ser reutilizadas em missões futuras.

Fonte: Teslarati