Desde seu lançamento, o Nintendo Switch fez bastante sucesso por ser um console híbrido – de mesa e portátil. No entanto, algum tempo depois, alguns usuários começaram a ter problemas com os Joy-Cons, os controles do dispositivo.

A falha, conhecida como ‘drift’, faz com que os analógicos apresentem movimentos não solicitados pelo usuário. Em um jogo de plataforma, por exemplo, o personagem pode se mover em uma direção aleatória ou a câmera se movimenta sozinha sem que o jogador toque nos controles.

Isso gerou uma onda de indignação nas redes sociais. No entanto, após diversas reações negativas, a empresa reconheceu o problema e informou que consertaria os controles sem custo adicional para os consumidores.

Mas como nem tudo é perfeito, essa oferta não foi estendida para o Brasil, já que, mesmo sendo vendido aqui por meio de lojas de importação, o console não havia sido oficialmente lançado. Na época, em contato com a assistência técnica autorizada da Nintendo, o Olhar Digital foi informado que não havia nenhuma informação sobre reparo gratuito no país.

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Felizmente, a situação acabou de mudar. Agora, com a chegada oficial da empresa por aqui, os controles com problema estão sendo substituídos por novos. O mais interessante disso é que todo o processo é realizado de maneira gratuita, sem qualquer custo para o usuário.

Como solicitar a troca

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Troca é feita sem qualquer custo para os usuários. Foto: Enrique Vidal Flores/ Unsplash

Atualmente, a empresa responsável pelo processo é a Deal4b Soluções em Tecnologia. Entramos em contato pelo telefone (11) 3197-4895 e, além de ouvirmos uma gravação dizendo que a empresa é de fato credenciada oficial da Nintendo no Brasil, fomos informados sobre o processo.

O primeiro passo é mandar um e-mail para a assistência técnica ([email protected]) informando o problema. Em seguida, um funcionário responderá o contato solicitando alguns dados para gerar a etiqueta de postagem do produto. O envio, bem como a embalagem, é totalmente gratuita para o usuário. A partir disso, basta o usuário levar os controles aos Correios e aguardar o prazo informado pela própria assistência, que é de até cinco dias úteis.

Vale lembrar que esse processo é válido para Joy-Cons adquiridos em qualquer data – até mesmo antes da chegada da empresa por aqui. Apesar disso, essa oferta é válida apenas para os controles destacáveis do videogame, para solucionar problemas em qualquer outro periférico, ou até mesmo no console, o procedimento dependerá do tempo de garantia e da apresentação da nota fiscal de compra. 

O Olhar Digital solicitou a troca de um par de controles que apresentou o problema. Atualizaremos a notícia com informações sobre o tempo necessário para a troca – e se foi o informado pela assistência técnica.