O Banco Central iniciou nesta segunda-feira (5) o cadastramento das chaves do sistema de pagamentos instantâneos PIX. Elas correspondem aos dados que associam um usuário a uma conta bancária ou carteira digital de uma instituição financeira. 

As informações podem ser o e-mail, número de celular, CPF ou CNPJ, ou uma chave aleatória. Os cadastros facilitarão o recebimento de transferências instantâneas, uma vez que o pagador poderá executar uma transação informando apenas uma das chaves do recebedor, sem a necessidade de inserir dados bancários.

O Banco Inter é um dos integrantes do PIX, que começa a funcionar em 16 de novembro. Confira o passo a passo para cadastrar chaves no aplicativo da fintech. 

Passo a Passo

1. O primeiro passo consiste em acessar o Google Play (Android) ou App Store (iOS) para atualizar o aplicativo do Banco Inter para a última versão disponível;

publicidade

2. Abra o app e realize o login na conta;

3. A plataforma apresenta um botão para o centro de gerenciamento do PIX do Banco Inter, localizado na parte superior da página inicial. Selecionea opção para prosseguir;

Reprodução

4. A tela seguinte traz algumas informações sobre o PIX, com as opções de “Começar” e “Entenda no Vídeo”, que encaminha o usuários para um material explicativo no YouTube. Escolha o botão “Começar”;

Reprodução

5. O usuário é encaminhado a uma plataforma de gerenciamento do PIX do Banco Inter. Escolha “Cadastrar Chave”. Vale notar que as opções de pagar e receber ainda estão desabilitadas.

Reprodução

6. Em seguida, o app do Banco Inter solicita que o usuário escolha a chave que pretende vincular à conta: CPF, e-mail, celular ou chave aleatória. Pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves diferentes em uma única conta. Porém, cada chave pode ser vinculada apenas a um serviço.

No caso do Inter, o banco traz algumas recomendações sobre quais são os cenários mais apropriados para cada tipo de chave. O CPF, por exemplo, é indicado para transações mais formais, enquanto as chaves aleatórias possibilitam usuários receberem a transferência sem informar nenhum tipo de informação pessoal ao pagador. Escolha a opção desejada.

Reprodução

7. A informação escolhida para representar a chave de endereçamento será apresentada na tela seguinte. Confira se os dados estão corretos e toque no campo vazio à direita. Com o campo assinalado em laranja, clique em continuar.

Reprodução

 

8. Um aviso será apresentado com o alerta de que algumas das suas informações serão exibidas para o pagador, como o nome completo, alguns dígitos do CPF ou do e-mail, e a qual instituição financeira a chave está vinculada.

Reprodução

9. Clique em continuar e sua chave será processada. Em caso de cadastros fora do horário comercial, a chave ficará sob análise, como na imagem abaixo:

Reprodução

10. Na página inicial do painel de controle do PIX no Banco Inter é possível consultar as informações relativas às chaves do sistema em “gerenciamento de chaves”. A instituição ainda oferece uma ferramenta para pedir a transferência de uma chave cadastrada em outra empresas para o Inter.