Ferramenta da Microsoft atualiza o Defender em imagens de instalação

A Microsoft lançou uma ferramenta voltada a administradores de sistema que permite atualizar a versão do Windows Defender, componente de segurança do Windows, dentro de uma imagem de instalação do sistema operacional.

Estas imagens são comumente usada em ambientes corporativos, onde o sistema precisa ser instalado ou atualizado em uma grande quantidade de máquinas. Nestes casos, um administrador configura uma única máquina e a partir dela gera uma imagem de instalação, que será usada para replicar o software e suas configurações em múltiplos computadores.

O problema é que se esta imagem não foi atualizada constantemente, a versão do Windows Defender instalada nas máquinas não terá a cópia mais recente do banco de dados usado para detectar ameaças, como tentativas de ataque e malware.

O Windows Defender autaliza este banco de dados automaticamente via internet, mas até que isto aconteça haverá uma janela durante a qual o computador estará desprotegido, e pode acabar sendo infectado por uma ameaça mais recente.

A ferramenta lançada pela Microsoft resolve o problema, permitindo que uma mesma imagem seja reutilizada por um longo período sem o risco dela incluir uma versão obsoleta do Defender. Ela funciona com imagens nos formatos WIM e VHD, do Windows 10 (Home, Pro e Enterprise), Windows Server 2019 e Windows Server 2016.

O pacote com o utilitário, que é um script que deve ser executado em uma sessão da PowerShell, está disponível em versões para sistemas de 32 e 64 bits e tem cerca de 110 MB. Segundo a Microsoft, é necessário ter os módulos Microsoft.Powershell.Security e DISM instalados.

Fonte: Microsoft

Esta post foi modificado pela última vez em 5 de outubro de 2020 19:25

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Rafael Rigues