

Desde a segunda-feira (5), os clientes de instituições financeiras e de pagamentos já podem realizar o cadastro de chaves de acesso ao PIX, novo sistema de pagamento digital criado pelo governo federal.
Além de funcionar 24 horas, com o programa os clientes farão transações financeiras de modo instantâneo e gratuito. O PIX funciona similarmente aos bancos digitais, em que os clientes usam o número do celular ou e-mail para fazer transferências e pagamentos, sem necessidade de digitar dados bancários.
Ele também vai funcionar para pagamentos de boletos bancários e de contas em estabelecimentos físicos, tudo com compensação automática. O Banco Central garante que as transações serão realizadas com a máxima segurança e sem custo para pessoas físicas.
O Olhar Digital preparou um tutorial de como cadastrar a chave em sua conta no banco Bradesco:
É importante destacar que, entre as regras, o Banco Central definiu que a chave de acesso é exclusiva para uso em uma única conta, ou seja, se o cliente optar por utilizar o número de celular como chave em uma conta, ele não poderá usá-lo como chave para outro banco, nem mesmo para outra modalidade de conta na mesma instituição.
A data prevista para o pleno funcionamento do PIX é 16 de novembro. Até lá, tanto os clientes, quanto as empresas e instituições bancárias podem se cadastrar para usar a plataforma e seus benefícios. Ao todo, quase mil bancos já solicitaram acesso ao PIX.
“Em linha com a revolução tecnológica em curso, [o PIX] possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel”, afirma o Banco Central.