Desde a segunda-feira (5), os clientes de instituições financeiras e de pagamentos já podem realizar o cadastro de chaves de acesso ao PIX, novo sistema de pagamento digital criado pelo governo federal.

Além de funcionar 24 horas, com o programa os clientes farão transações financeiras de modo instantâneo e gratuito. O PIX funciona similarmente aos bancos digitais, em que os clientes usam o número do celular ou e-mail para fazer transferências e pagamentos, sem necessidade de digitar dados bancários.

Ele também vai funcionar para pagamentos de boletos bancários e de contas em estabelecimentos físicos, tudo com compensação automática. O Banco Central garante que as transações serão realizadas com a máxima segurança e sem custo para pessoas físicas.

O Olhar Digital preparou um tutorial de como cadastrar a chave em sua conta no banco Bradesco:

publicidade
  • Realize o acesso à sua conta via app do Bradesco, normalmente;
  • Depois do login, o ícone do PIX deve aparecer na tela inicial do seu app. Caso isso não aconteça, clique no ícone do menu esquerdo e selecione a opção do PIX;

    Reprodução

  • Uma tela será aberta com informações do PIX e do cadastramento de chaves. Leia todo o conteúdo e, no fim, clique em “continuar”;

    Reprodução

  • O aplicativo vai abrir uma tela para o cadastramento das chaves, com três opções: número de celular, e-mail ou o número de CPF, este já deve estar autopreenchido;

    Reprodução

  • Selecione a chave que você quer vincular à sua conta Bradesco. Neste tutorial, optamos por seguir com o e-mail;
  • Ao selecionar o número de celular ou e-mail, uma mensagem com um código de segurança será enviada para que você confirme junto ao banco;
  • Reprodução
  • Digite o código recebido por SMS ou por e-mail no campo do app e clique em “continuar”;

 

  • Outra tela será aberta, agora pedindo para você indicar qual tipo de conta você deseja vincular a chave: conta-corrente ou poupança. Clique na que for de seu interesse e concorde com os termos de uso, na parte inferior da tela.

    Reprodução

  • Pronto. Agora o app deve voltar à tela inicial do cadastro de chaves, indicando que a sua chave foi cadastrada com sucesso.

É importante destacar que, entre as regras, o Banco Central definiu que a chave de acesso é exclusiva para uso em uma única conta, ou seja, se o cliente optar por utilizar o número de celular como chave em uma conta, ele não poderá usá-lo como chave para outro banco, nem mesmo para outra modalidade de conta na mesma instituição. 

Funcionamento do PIX

A data prevista para o pleno funcionamento do PIX é 16 de novembro. Até lá, tanto os clientes, quanto as empresas e instituições bancárias podem se cadastrar para usar a plataforma e seus benefícios. Ao todo, quase mil bancos já solicitaram acesso ao PIX. 

“Em linha com a revolução tecnológica em curso, [o PIX] possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel”, afirma o Banco Central.