A Microsoft lançou um curso gratuito que ensina a programar na linguagem JavaScript, uma das mais usadas para o desenvolvimento de aplicações na web. São 51 vídeos curtos, a maioria com três minutos de duração, cada um abordando um aspecto da linguagem.

O novo curso é similar ao já oferecido em Python, o qual a empresa lançou no fim do ano passado, e foi projetado para que o estudante possa acompanhá-lo “como quiser”, seja assistindo os vídeos em série do início ao fim, ou consultando apenas tópicos específicos.

Entretanto, o material assume que o estudante já tenha algum conhecimento básico de lógica de programação, de preferência em linguagens como Python, Java ou C#. Os vídeos estão em inglês, e infelizmente não há legendas em português. Além dos vídeos, há um repositório no GitHub com o código abordado em cada lição.

publicidade

Além das características e sintaxe da linguagem, o curso também aborda temas mais práticos, como a escolha entre rodar uma aplicação no navegador do usuário (cliente) ou em um servidor, ou a instalação e configuração das ferramentas de desenvolvimento necessárias.

Um estudo divulgado pela consultoria Redmonk em março deste ano aponta o JavaScript como a linguagem mais popular entre os desenvolvedores, tendo como base os repositórios públicos de código em serviços como o GitHub e Stack Overflow. Em segundo lugar vem a linguagem Python, que recentemente superou a Java.

Fonte: ZDNet